No dia 7 de junho, decorreu, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, a 1.ª Feira de Ciência e Tecnologia, onde estiveram expostos diferentes projetos de Ciência e Tecnologia desenvolvidos pelos alunos das Escolas do concelho de Vila Verde. aevv-fira-da-ciencia-1819

aevv-fira-da-ciencia-1819

Ao longo do dia, foi possível ficar a conhecer os fantásticos projetos desenvolvidos pelos alunos, assistir a palestras e participar nas experiências dinamizadas por grupos de alunos de várias escolas.

Durante todo o dia, esteve patente a exposição “Ponto a Ponto Enche a Ciência o Espaço”, uma recriação em croché de um recife de corais do grupo STOL.

A palestra Oceanos: Mais plástico do que peixe”, apresentada pela D.ra Alexandra Fernandes, foi um momento muito elucidativo, pois através de uma linguagem simples, clara e científica a palestrante conseguiu interagir com os alunos e levá-los a perceber os problemas reais que vivem os oceanos devido à poluição pelo plástico.

Durante a tarde, na palestra Vila Verde e outros Mundos – histórias com geologia, o Doutor Pedro Pimenta Simões centrou a sua apresentação nas características geológicas do concelho de Vila Verde, fazendo também referência aos fenómenos sísmicos sentidos no concelho.

Na palestra Recuperação e conservação de espécies fruteiras do Minho, o Doutor Raúl Rodrigues focou a sua apresentação na variedade de fruteiras desta região e na importância de manter a sua plantação.

A noite contou com a presença do Doutor Francisco Pereira que, em género de tertúlia, falou sobre a cerveja artesanal, realçando a importância das ligações entre Ciência e Cerveja.

A 1.ª Feira C&T, de grande valor científico e com muito sucesso, foi uma iniciativa conjunta da Casa do Conhecimento de Vila Verde com os Clubes de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, contando com a participação dos membros da Rede de Clubes Casa do Conhecimento.

aevv-fira-da-ciencia-1819