ebvv-mapa-listagem-identificacao-especies-vegetais-2019No dia 23 de novembro do ano de 2018, iniciámos mais um projeto, desta vez sobre a "Identificação das Espécies Vegetais", presentes nos nossos jardins. Nesse mesmo dia cinzento e chuvoso iniciámos as nossas primeiras tarefas; realizar a formação de grupos de alunos de acordo com três áreas predefinidas, para que posteriormente cada grupo se dedicasse à "sua zona" para identificar e localizar um conjunto de espécies vegetais. A metodologia proposta para o respetivo trabalho de campo foi utilizar um "aplicativo para telemóveis android", o "[email protected]". Esta aplicação gratuita permite aos alunos fotografar a planta no seu todo, ou o tronco, ou folhas ou flores e de imediato surgirão propostas da espécie a identificar... se tivessem dúvidas consultavam uma "Lista das espécies existentes nos jardins" (elaborada em projeto anterior pelos professores Luís Vaz e Carlos Braga) e esclareciam em princípio a dúvida! Em última instância o professor Luís Vaz, como supervisor desta atividade, esclarecia qual a espécie em causa e assim colocavam a sua identificação num mapa da Escola.

ebvv-mapa-listagem-identificacao-especies-vegetais-2019

ebvv-mapa-listagem-identificacao-especies-vegetais-2019No final destes trabalhos obtivemos uma Planta da Escola com a localização de todas as espécies presentes nestes jardins, ricos do ponto de vista de biodiversidade vegetal, já que encerram muitas espécies autóctones e muitas espécies exóticas. Este é um projeto de trabalho inserido no Projeto Eco-Escolas, coordenado pelo professor Miguel Machado, e que contou com a colaboração dos professores Luís Vaz, Lino Ramos e José Novais.

Entre o dia 23 de novembro do ano de 2018, em que iniciamos este projeto, e o dia 14 de Fevereiro de 2019, realizámos o nosso projeto, que constituiu a identificação da esmagadora maioria das espécies vegetais dos jardins da Escola Básica de Vila Verde e que foi plasmado no Mapa da Escola.

Numa planta da EB de Vila Verde com a identificação das instalações e áreas circundantes ajardinadas, inserimos os códigos de uma letra ou duas letras que correspondem à localização/identificação das diversas espécies existentes nestes jardins.

Esta versão final do mapa foi realizada pelo professor Manuel Flores, a quem agradecemos, desde já, a grande colaboração.

Luís Beleza Vaz

(professor do grupo 230)