Nos dias 6 e 10 de dezembro de 2018 foram realizadas Assembleias de Delegados, respetivamente, da Escola Básica de Vila Verde e Escola Básica Monsenhor Elísio de Araújo.

aevv-assembleia-delegado-2018

Ler mais...

Categoria: Notícias

Uma palestra sobre os Direitos Humanos, no âmbito da comemoração dos 70 anos da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e dos 40 anos da sua publicação oficial em Portugal, bem como o 40.º aniversário da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, que se assinalam a 10 de dezembro, foi realizada por Técnicos da CLDS de Vila Verde e da Câmara Municipal de Vila Verde, nos dias 5 e 6 de dezembro, na EB de Vila Verde e na EB Monsenhor Elísio Araújo, respetivamente.

dudh-clds-1819

Ler mais...

Categoria: Notícias

escola-amiga-da-criança-2018A Associação de Pais e o Agrupamento de Escolas de Vila Verde viram o seu trabalho reconhecido, tendo sido distinguidas com o selo “Escola Amiga da Criança”. Este prémio é atribuído pela Confederação Nacional de Associações de Pais, em parceria com a Leya, a projetos que promovem o sucesso educativo.

escola-amiga-da-criança-2018

Ler mais...

Categoria: Notícias

No dia 26 de novembro, a Escola Básica de Barbudo acolheu a atividade “Do Lixo Se Faz Música”, promovida pela BRAVAL.

eb-barbudo-lixo-musica-1819

Ler mais...

Categoria: Notícias

Projeto Make-a-Wish

 

 

O Programa Make-A-Wish Vai À Escola tem como principal objetivo envolver os estabelecimentos de ensino públicos e privados de todo o país na missão da Make-A-Wish® Portugal e na realização de desejos a crianças gravemente doentes, envolvendo os alunos dos níveis de ensino desde o pré-escolar até ao secundário.

Quantos mais alunos, professores e restante comunidade educativa, pais/encarregados de educação conhecerem a missão da Make-A-Wish® mais desejos se poderão realizar.

Também, em articulação coma associação de Pais, participaremos no Concurso de Decoração de Natal Inter-Escolas em que as estrelas de Natal tornam-se o símbolo da campanha de Natal Make-A-Wish e funcionam simultaneamente como objeto de decoração e de apoio para a realização de desejos de crianças e jovens Make-A-Wish.

O convite que fazemos a cada membro da comunidade educativa é que adquira a sua estrela de Natal Make- A-Wish, a personalize com uma mensagem solidária.

O Agrupamento de Escolas de Vila Verde e a Associação de Pais e Encarregados de Educação adotou o Projeto Make-a-Wish e para o efeito de realizar um sonho a uma criança cada estrela, disponível na Biblioteca da nossa Escola, corresponde a um donativo de 1€ (1 Euro).

 

 

O Diretor

António Alberto Rodrigues

Categoria: Notícias

ebvv-make-a-wish-vai-a-escola-2018

O Programa Make-A-Wish Vai À Escola tem como principal objetivo envolver os estabelecimentos de ensino públicos e privados de todo o país na missão da Make-A-Wish® Portugal e na realização de desejos a crianças gravemente doentes, envolvendo os alunos dos níveis de ensino desde o pré-escolar até ao secundário.

Ler mais...

Categoria: Notícias

ebmea-ebook-cathedrals2018O Agrupamento de Escolas de Vila Verde, através da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, tem dinamizado ao longo dos últimos anos vários projetos no âmbito dos programas europeus de intercâmbio escolar Comenius e Erasmus+ KA2.

Recentemente, tem também apostado em formação de professores no estrangeiro, no âmbito do programa Erasmus+ KA1.

É neste contexto que temos o prazer de vos convidar a estar presente na apresentação do E-book Cathedrals no próximo dia 28 de novembro, quarta-feira, pelas 11 horas, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde. Esta cerimónia é realizada em colaboração com o pelouro da Educação da Câmara Municipal de Vila Verde.

O Diretor

António Alberto Rocha Rodrigues

Categoria: Notícias

Halloween no 1º ciclo

O 1.º ciclo celebrou, mais uma vez, na semana de 29 a 31 de outubro, o HALLOWEEN, em todas as escolas do Agrupamento fazendo as delícias da nossa pequenada. Assim, foi levado a cabo um conjunto de atividades que apelaram à imaginação de todos, ao trabalho de equipa e não esquecendo os hábitos de vida saudáveis!!

Ler mais...

Categoria: Notícias

etwinning-acao-de-formacao-de-curta-duracao-1819

O Agrupamento de Escolas de Vila Verde promoveu, no dia vinte e quatro de outubro, na Escola Básica de Vila Verde, a ação de formação de curta duração intitulada «O eTwinning como plataforma promotora de trabalho colaborativo e de aprendizagens por projeto», dinamizada pela embaixadora do eTwinning na região norte, Teresa Lacerda, dirigida aos docentes de todos os grupos de recrutamento com interesse em conhecer e explorar esta plataforma do Programa Erasmus Plus da União Europeia.

Ler mais...

Categoria: Notícias

Ação de formação de curta duração: «Facilitar o sucesso escolar favorecendo a proteção das crianças e promovendo os seus direitos: um ensino e uma educação mais eficazes no âmbito das leis n.º 147/1999, de 1 de setembro, e n.º 51/2012, de 5 de setembro»

No dia doze de outubro, pelas 16h.30, teve lugar no Centro de Cultura e Artes de Vila Verde, uma ação de formação de curta duração, ministrada pela responsável pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde, Dra. Beatriz Santos, dirigida aos diretores de turma do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.

aevv-cpcj-formacao-1819

Ler mais...

Categoria: Notícias

No dia 28 de setembro, realizou-se o Dia Europeu do Desporto Escolar.

O Agrupamento de Escolas de Vila Verde aderiu a esta iniciativa com a presença das turmas do 5.º ano da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, no Clube Náutico de Prado.

ebmea-dia-europeu-do-desporto-escolar-1819

Ler mais...

Categoria: Notícias

Subcategorias

Atividades Escolares

“A criança pode aprender se primeiro sentir e o sentir refere-se à actividade emocional, jogo, pintura ou canto. A emoção está na base de toda a aprendizagem, a criança aprende quando o seu interesse é suscitado afectivamente ou sentimentalmente pelos problemas: aprende a falar porque a mãe fala; aprende a servir-se de lápis porque vê os adultos servirem-se deles, pinta porque a cor e a descoberta da forma a colocam em contacto com os outros e com o meio, porque, estas actividades a emocionam”.

João dos Santos

 

Atividades Extra-curriculares

A Escola não é apenas o frequentar as aulas das diversas disciplinas e aprender os seus conteúdos. Ela é um espaço privilegiado para o desenvolvimento, nos mais variados aspectos, das crianças. Ela deve promover e facilitar experiências diversas no sentido de proporcionar um desenvolvimento sólido e integral. Alguns investigadores1 têm dado algum ênfase às actividades extracurriculares, mais concretamente às suas consequências no desempenho académico. Estudos elaborados mostram que as actividades extracurriculares são uma maneira de promover a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, no entanto, por alguns educadores ainda são entendidas como uma forma de interferir no sucesso académico2. Para Marques3, a participação em actividades de complemento curricular está associada a uma percepção positiva de si próprio e do meio escolar, ao elevado nível de motivação, ao baixo nível de absentismo, bem como a resultados académicos prósperos. Marsh4, sugeriu que as actividades extracurriculares levam, a um aumento do interesse do aluno face à escola e aos valores da escola, o que conduz indirectamente a um melhor rendimento académico.

(in Simão, 2005).

 

 

  1. Barber, B., Eccles J., Stone, M, & Hunt, J. (2003). Extracurricular activities and adolescente development.  Journal of  Social Issues, 59. 865-889
  2. Cooley, V. E. (1995). A sutdy to determine the effect of extracurricular participation on student alcohol and drug use in secondary schools. Journal of Alcoohol and Drugs Education, 40,  71-87.
  3. Marques (2002, 15 de Março).  A escola e a pratica desportiva dos estudantes: http/www.motricidade.com/ contributos/escolaeotempolivres.htm.
  4. Marsh, H. W. (1992). Extracurricular activities: Beneficial extension of the traditional curriculum or subversion of academic goals? Journal of Educational Psychology, 84, 553-562.
  5. Simão, R.I.P (2005). Monografia final de curso: "A relação entre actividades extracurriculares e o Desempenho académico, motivação, auto-conceito e auto-estima dos alunos”

 

 

Sub-categorias de Atividades :