
A sessão escolar do Parlamento dos Jovens decorreu no dia 21 de janeiro, na Biblioteca da EB de Vila Verde, tendo sido presidida pelo Ex.mo Sr. Dr. Manuel Lopes, Vice Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde.

A sessão teve início com a tomada de posse dos trinta e um deputados eleitos, na sequência das eleições que ocorreram no dia 20 de janeiro. De seguida, tomaram a palavra os presidentes das listas/ partidos representados, apresentando três medidas para o combate ao «Racismo, Discriminação e Xenofobia». O debate entre os diversos deputados foi bastante participado e interessante e dele resultaram as seguintes propostas:
1. Promover um intercâmbio dentro dos Estados da União Europeia dos planos de ação e estratégias nacionais para a defesa dos Direitos Humanos, bem como de boas práticas no domínio do combate ao racismo, discriminação e xenofobia.
2. Sensibilização dos meios de comunicação social no sentido da promoção do «Jornalismo pela tolerância».
3. Divulgar de forma mais eficaz a legislação de proteção existente, junto dos grupos de risco bem como as formas de apresentar queixa quando os seus direitos são violados.
A partir destas ideias, foi elaborado o Projeto de Recomendação que a nossa escola vai apresentar na Sessão Distrital no próximo dia 29 de fevereiro. Os eleitos para esta representação foram, como deputadas efetivas, a Lara Martins (9.º A), e a Helena Vilela (8.º A) e como deputada suplente a Leonor Silva (8.º A). A Alice Dias (8.º A) é candidata a Presidente da Mesa da Sessão Distrital.
Os nossos agradecimentos ao Sr. Dr. Manuel Lopes e a todos os alunos que participaram neste projeto.
A responsável pelo Projeto Ana Pereira


















