No passado dia 30 de janeiro as turmas do 9º ano da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo foram assistir à peça de teatro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, representado pelo grupo de teatro O Sonho. Foi uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre aquela obra literária, parte integrante do programa de Português. No período da tarde visitaram o Museu Militar do Porto. A participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial e a Guerra Colonial foram os grandes temas da disciplina de História explorados. No entanto, alguns aspetos do Liberalismo, da Implantação da República e do Estado Novo foram também abordados pelos guias, sobretudo na visita ao edifício principal do Museu.

ebmea-9-ano-teatro-museu-militar-1617

Testemunhos dos alunos

Posso afirmar que esta ida ao teatro foi uma boa forma de aprofundar os conhecimentos da obra "Auto da Barca do Inferno", visto tratar-se de uma encenação lúdica, capaz de captar  a atenção do público mais jovem.

Ana Azevedo (9.º B)

Adorei o facto de os atores chamarem ao palco alunos das várias escolas ali presentes. É muito bom os alunos participarem na peça, pois torna-a mais divertida e, sendo nossos colegas, nós nunca mais nos esquecemos da peça.

Eliana Cunha (9.º B)

Gostei muito do que vi no Museu Militar, o pavilhão estava bastante realista. Gostei de saber que as fardas dos soldados eram feitas nas cores da natureza do local de combate para não serem vistos pelo inimigo.

Catarina Costa (9.º A)

Ficamos a conhecer as dificuldades dos combatentes nas trincheiras devido às más condições de higiene, à má alimentação e à falta de saúde que, muitas vezes, matavam mais soldados do que os inimigos.

Flávia Araújo

ebmea-9-ano-teatro-museu-militar-1617