A Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, dando continuidade a um envolvimento em projetos europeus ligados à educação, desde há vários anos, viu aprovado um novo projeto Erasmus+ (Ação Chave 2 – Educação Escolar).

Desta feita a temática gira à volta da educação para a saúde, desporto, cidadania ativa e participação democrática, tendo por título Active Citizenship, Cidadania Ativa.

ebmea-active-citizenship-1718

Este projeto foi elaborado durante os últimos dois anos letivos, tendo sido finalizado numa reunião de trabalho das escolas parceiras, no nosso Agrupamento, em fevereiro de 2017. Tem como parceiros escolas da Dinamarca, Roménia, Finlândia e Portugal e tem a duração de 22 meses, indo desde setembro de 2017 até junho de 2019.

O projeto foi desenhado de modo progressivo, para que os alunos iniciem as suas atividades de envolvimento ativo e participação, num primeiro ano, ao nível de problemáticas dentro da escola e comunidade educativa (saúde, alimentação saudável e produtos locais, desporto, problemas ao nível da escola que possam ser alvo de mudança) e num segundo ano, a sua intervenção mais ao nível da comunidade alargada, designadamente com ações de voluntariado e participação através de instituições locais e iniciativas de modo a solucionar problemas no âmbito da biodiversidade, ecologia e participação democrática.

Nesta fase inicial, a equipa de trabalho Erasmus iniciou já um conjunto de atividades, nomeadamente a divulgação acerca da temática deste novo projeto, definição de critérios para a seleção dos alunos e professores na equipa e efetuar as primeiras atividades previstas para a nossa escola. Neste momento duas atividades encontram-se em fase de realização, sendo a primeira o envio de objetos que possam representar a cultura local e nacional (Culture in a Box), com a respetiva explicação dos mesmos e a realização de um vídeo sobre a nossa escola. Estes serão enviados via correio físico para a escola dinamarquesa. De igual modo, receberemos caixa idêntica da escola parceira da Finlândia. Os alunos e professores de Artes estão também a realizar propostas de um logotipo para levar a concurso até ao dia 6 de outubro.

Numa fase posterior, até novembro, a nossa escola deverá realizar uma ementa saudável a propor aos alunos, tendo por base a produção local e os produtos de cada época, de modo a ser sustentável em termos ambientais e promover a saúde dos jovens na escola. Esta atividade está a ser realizada em parceria com o projeto de Educação para a Saúde. A tarefa principal da escola portuguesa será a compilação de um livro de receitas comum aos quatro países parceiros, dando a conhecer a cultura através da gastronomia.

Em Dezembro está prevista a realização da primeira mobilidade que será à escola finlandesa, em Tampere (na imagem).

Ligação GIAE EB MEA

Ligação GIAE EB VV