Entre os próximos dias 22 e 27 de outubro, a EB Monsenhor Elísio Araújo vai receber a delegação dos países estrangeiros que compõem o grupo de trabalho deste projeto de intercâmbio escolar, nomeadamente Espanha, Grécia e Itália. É a terceira etapa do desenvolvimento deste projeto, depois das mobilidades a Villanueva de la Reina, Andaluzia, Espanha, e em Corfu, na Grécia. Depois desta mobilidade, o projeto terminará em Anagni, Lácio, na Itália, no início do mês de março de 2018.

erasmus-ka2-cathedrals-1718-ebmea-outubro

Por agora receberemos, então, um grupo de 21 alunos e 7 professores.

A temática central do projeto é a arte, a história e a cultura em torno da temática das catedrais. Como tal, impõe-se a visita a alguns dos monumentos religiosos, mas não só, mais significativos da região, como a Sé de Braga e a Sé do Porto, que se estenderá também ao Santuário de Fátima e à Sinagoga do Porto, bem como a outros monumentos mais significativos das cidades de Braga, Porto e Guimarães. A igreja de S. Paio de Pico de Regalados, em particular o seu altar-mor, da autoria de André Soares, servirá de motivo a um workshop que terá como pano de fundo o barroco e o rococó.

Os alunos estrangeiros serão acolhidos pelas famílias dos alunos que mais diretamente estão envolvidos nas mobilidades que, assim, terão oportunidade de estreitar laços pessoais e conhecer, in loco, a cultura e o modo de vida dos portugueses.

Para além de aprofundar conhecimentos no domínio da História e da Arte, o domínio da língua inglesa sairá obviamente reforçado, bem como o sentimento de pertença a uma cultura Europeia que, embora diversificada, tem muitos aspetos em comum.