CLIL (Content and Language Integrated Learning)
projeto interdisciplinar - EBMEA

Durante a semana de 9 a 13 de outubro, teve início a implementação de mais uma experiência pedagógica inovadora na EB Monsenhor Elísio Araújo. Desta feita, um projeto pedagógico designado de CLIL (Content and Language Integrated Learning) e desenvolvido em todas as turmas de nono ano de escolaridade, um trabalho colaborativo entre as docentes da disciplina de Ciências Naturais, Eugénia Aragão e Ernestina Dias com a docente de Inglês, Maria da Graça Pereira. Também a docente Rosa Vilaverde colaborou na elaboração de cartazes alusivos à temática.

A temática desta unidade foi também selecionada em articulação com o Projeto de Educação para a Saúde no âmbito da Semana da Alimentação, tendo sido abordada sobretudo a problemática do açúcar na alimentação dos jovens e da sociedade em geral.

A temática da alimentação foi previamente trabalhada nas aulas de ciências e o vocabulário base foi também trabalhado em língua inglesa, verbalmente e com fichas de trabalho. Durante as aulas integradas, foram trabalhados todos os domínios de uma língua (Listening, Speaking, Reading, Writing), trabalhando em simultâneo conceitos da área das Ciências Naturais. Os alunos colaboraram nas aulas, realizaram fichas de trabalho, viram um vídeo em língua inglesa e será respondido um questionário acerca do vídeo.

A aprendizagem integrada de conteúdos curriculares e língua, oferecida através de abordagens de ensino bilingue e/ou Content and Language Integrated Learning (CLIL), tem sido desde há largos anos recomendada pela Comissão Europeia como uma das formas mais eficazes de aprendizagem de uma língua estrangeira.

Tal acontece porque os alunos têm oportunidade de usar a língua que aprendem imediatamente sem ter de aguardar por uma oportunidade futura para o fazer; acabam por estar mais expostos à língua estrangeira, sem aumento da carga horária letiva semanal, o que potenciará a obtenção de níveis de proficiência comunicativa mais elevados e  permite-lhes desenvolver não só uma aprendizagem significativa e motivadora, face ao desafio que constitui para os alunos aprender conteúdos curriculares numa língua estrangeira, mas também uma aprendizagem inclusiva e intercultural, face ao conhecimento que adquirem da língua e cultura do outro, ao longo do seu desenvolvimento pessoal e do seu percurso educativo como cidadãos portugueses e europeus.

O balanço desta primeira experiência pedagógica foi bastante positiva, tendo existido uma grande disponibilidade e colaboração entre todas as docentes. O feedback dado pelos alunos foi também bastante positivo e motivador, mostraram-se muito envolvidos e interessados. Será dada continuidade a esta modalidade de aprendizagem, sendo uma
mais-valia para os nossos alunos e uma atividade promotora de desenvolvimento de diferentes competências, melhoria das aprendizagens e consequentemente, de sucesso escolar.

Ligação GIAE EB MEA

Ligação GIAE EB VV