eb-soutelo-polvo-1718Marcando o início da atividade “Amor e talento com as artes manuais”, no Dia Mundial da Prematuridade, decorreu na EB de Soutelo a sessão de apresentação do movimento “Um Polvo de Amor” que envolveu a comunidade educativa e teve a colaboração da Associação de Pais e Amigos de Soutelo.

Com o objetivo de acalmar e confortar os bebés prematuros na incubadora, um grupo de mães de prematuros que nasceram no Hospital de Braga e enfermeiras da Unidade de Neonatologia decidiram, em junho deste ano, dar seguimento ao Movimento “Um Polvo de Amor”. Este movimento, que teve origem na Dinamarca em 2013, consiste na elaboração de polvos em croché para colocar junto aos bebés prematuros. Acredita-se que os tentáculos do polvo, uma vez que se assemelham ao cordão umbilical, transmitem ao bebé a sensação de útero materno. Existem vários relatos de que a presença do polvo junto ao recém-nascido torna-o mais calmo, o que contribui para normalizar a respiração, os batimentos cardíacos e a oxigenação sanguínea, evitando que se agarrem aos fios de monitores de sinais vitais.

eb-soutelo-polvo-1718

A sessão foi orientada pela Carolina Barbosa e pela Marta Soares que gentilmente aceitaram o nosso convite e se disponibilizaram a divulgar esta iniciativa na nossa escola. A Carolina e a Marta são as fundadoras do grupo que, em Braga, organiza todo o trabalho voluntário de elaboração dos “polvinhos” e posterior distribuição pelas unidades de neonatologia de diversos hospitais que se associaram ao movimento.

A comunidade educativa foi convidada a participar nesta ação solidária, como forma de desenvolver o espírito de voluntariado e de promover a consciencialização social.

Numa região em que as artes manuais são uma tradição, contamos com a colaboração de todos e esperamos que, em breve, haja “polvinhos” de Soutelo a abraçar os mais pequeninos.

A Coordenadora da EB de Soutelo

Gabriela Marques