ebvv-spo-12-janeiro-2018No dia 12 de janeiro, pelas 18h30min, teve lugar na Escola Básica de Vila Verde (EBVV) a ação dirigida a Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 9.º ano de escolaridade dinamizada pela psicóloga Rosa Gonçalves do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Esta ação realizou-se em estreita articulação com a Coordenadora dos Diretores de Turma (professora Ana Pereira) e com os Diretores de Turma das cinco turmas do 9.º ano desta escola (professores: Nuno Gomes, Ana Cristina Carvalho, Ana Pereira, Florbela Alves e Goreti Silva). A atividade teve como objetivos gerais: a) potenciar o envolvimento parental no processo educativo e profissional dos filhos; b) fomentar o conhecimento dos fatores associados ao processo de tomada de decisão vocacional e à problemática que as opções vocacionais envolvem; c) favorecer uma relação escola-família positiva; d) promover o diálogo e a partilha de conhecimentos acerca da temática.

A ação de sensibilização sobre orientação vocacional intitulada "A definição de um Projeto Pessoal e Profissional - O Papel dos Pais" contou com a presença da Coordenadora dos Diretores de Turma, dos Diretores de Turma do 9.º ano de escolaridade, da Direção do Agrupamento (representada pela professora Florbela Alves) e inúmeros Encarregados de Educação.

Os participantes mostraram-se muito interessados no tema, como se pode comprovar pela adesão à atividade, pela avaliação formal da mesma e pela troca de impressões realizadas no final da ação, de forma mais individualizada, com a Psicóloga.

A organização (Serviço de Psicologia e Orientação, Coordenadora dos Diretores de Turma e Diretores de Turma do 9.º ano de escolaridade) agradecem a todos os intervenientes, em particular aos Pais e Encarregados de Educação que estiveram presentes.

A organização