Code4STEM: Projeto International encoraja Professores a Programar

code4stem-eb2vv-1718

A programação está em todo o lado nas nossas vidas, mas a maior parte da sociedade ainda tem falta de pré-requisitos para perceber, na globalidade, o que é a programação e como funciona. A rede Europeia de Professores STEM, Science on Stage, foca-se nos Professores, enquanto atores principais no desafio sociológico em larga escala.

code4stem-eb2vv-1718

Para ajudar a aumentar o nível de proficiência num âmbito mais alargado, esta associação sem fins lucrativos, lançou um projeto internacional para Professores, denominado “Coding in STEM Education”. Vinte e três Professores, de sete países, desenvolvem exemplos concretos e conselhos práticos para familiarizar os professores com a programação, para que possam introduzir os seus alunos neste tópico.

Com ideias inovadoras e criativas, de Professores para Professores, este Projeto mostra como aprender e aprofundar competências de Programação, usando recursos como Arduino, Raspberry Pie & Co, LEGO, …, não só em TIC, como em outras disciplinas do Currículo, como Biologia, Quimica, Matemática, Física, Tecnologia, entre outras, em diferentes ciclos de ensino.

No passado fim-de-semana, as equipas internacionais, concentraram-se no “quartel-general” da SAP (financiadora deste projeto), em Berlim, Alemanha, para trabalharem juntos nos projetos em desenvolvimento nos respetivos países e escolas, trocar resultados intermédios e ideias para aperfeiçoamento das respetivas Unidades Didáticas.

Portugal esteve representado pelos Professores Jorge Reis, Agrupamento de Escolas Trigal Santa Maria, Liliana Fernandes, Agrupamento de Escolas de Vila Verde, e Lúcio Botelho, Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio, que desenvolvem um projeto de articulação curricular, em 3 ciclos de ensino, denominado “How Water Works”. A Professora Liliana desenvolve a Unidade Programática dirigida ao primeiro Ciclo, com um projeto desenvolvido com uma turma de 3.º ano da EB n.º 2 de Vila Verde (Centro Escolar) na atividade Programação e Robótica 1.º Ciclo, em colaboração com a titular de Turma, Professora Teresa Castro, explorando o Ciclo da Água, do programa da disciplina de Estudo do Meio, com recurso às novas tecnologias, nomeadamente robots e programação em SCRATCH.

Esta equipa de docentes trabalha em estreita colaboração com as equipas da Alemanha, Espanha e Roménia, testando reciprocamente as respetivas Unidades. Posteriormente estão previstas atividades de intercâmbio entre estas equipas de docentes e respetivos alunos.

Os resultados obtidos deste trabalho de colaboração e intercâmbio internacionais será publicado numa brochura, a ser distribuída gratuitamente em Inglês, para que os Professores de toda a Europa possam facilmente replicar estas Unidades Didáticas nas suas Escolas.

É ainda de salientar que o Projeto “Coding in STEM Education”, bem como todo este trabalho de colaboração, só é possível graças ao financiamento da SAP.

O Consórcio Science on Stage realiza ainda, de 2 em 2 anos, um grande evento de Ciência a nível europeu, tendo o próximo evento lugar em Portugal, em Cascais, em novembro de 2019, realizando-se o evento nacional de seleção de projetos em janeiro de 2019, também em Cascais. Mais informações estão disponíveis no site.