No dia 18 de abril decorreu no salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Verde a IV Assembleia de Crianças e Jovens de Vila Verde, promovida pela Comissão de Proteção de Crianças de Jovens. A representação do Agrupamento de Escolas de Vila Verde esteve a cargo da turma D do 9.º ano, tendo o aluno Diogo Miranda integrado a Mesa que presidiu a esta iniciativa.

ebvv-assembleia-cpcj-vila-verde-1718

Sob o lema «A escola que temos/ a escola que queremos» os diversos alunos presentes foram debatendo questões muito pertinentes como os pontos fortes e fracos de cada estabelecimento de ensino do concelho, as razões do absentismo e do abandono escolar, as metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas nas aulas e até a duração dos tempos letivos.

Relativamente à questão lançada pela organização: estará a escola a desenvolver nos alunos as competências que a sociedade atual valoriza? alguns dos presentes defenderam que a escola pode ajudar a combater a abstenção dos jovens nos diversos atos eleitorais, se lhes proporcionar maiores conhecimentos, na área da educação para a cidadania, relativamente ao funcionamento dos diversos órgãos de soberania.

Resta-nos agradecer à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde, instituição de grande prestígio, com provas dadas na defesa dos direitos das crianças e dos jovens deste concelho, por tão louvável iniciativa.