Na manhã do dia 5 de junho, na biblioteca municipal professor Machado Vilela, realizou-se o 1.º Festival de Poesia Dita de Vila Verde, com a participação dos alunos dos agrupamentos de escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Prado e Vila Verde e da escola secundária de Vila Verde. A participação dos alunos do nosso agrupamento foi excelente. Parabéns!

aevv-festival-de-poesia-1718

O regulamento permitiu que cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada participasse com dois alunos ou grupos de alunos. O poema podia ser lido, declamado, encenado, cantado, ... de forma criativa. Os cerca de 70 alunos, 26 dos quais do agrupamento de escolas de Vila Verde, que desfilaram no palco transformaram aquela manhã em muitos momentos extraordinários e deram vida e cor a um dia chuvoso. A vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Júlia Fernandes, referiu que "é a primeira vez que ouvimos o doce som das belíssimas palavras das nossas poesias" pelas crianças das escolas do concelho.

O júri, composto pela escritora Maria do Céu Nogueira, pela coordenadora interconcelhia da RBE, Fernanda Freitas, pelo professor José Barroco e pelo bibliotecário Tiago Lopes (que também apresentou o festival), maravilhado com a qualidade apresentada, premiou dois alunos/grupos do agrupamento de escolas de Vila Verde: 2.º ciclo - Alexandre Brito, Beatriz Afonso, Diana Cunha, Joana Campos e Maria Inês Oliveira (EB Monsenhor Elísio Araújo); 3.º ciclo - Leonardo Simões da Silva (EB Monsenhor Elísio Araújo).

aevv-festival-de-poesia-1718