ebmea-erasmus-ebook-1718Este E-book foi uma das principais tarefas das inúmeras realizadas pela equipa portuguesa de alunos e professores Erasmus+KA2 do nosso Agrupamento, na Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo e que decorreu ao longo dos anos letivos 2016-17 e 2017-18. O projeto em questão designa-se Cathedrals (2016-1-ESO1-KA219-024940_3) e tinha como objetivo reforçar o sentimento de pertença a uma cidadania europeia, a partir do desenvolvimento de competências no domínio da História, da Arte, bem assim como perceber a diversidade cultural e religiosa destes países do sul da Europa, entre outras. Tudo isto, tendo como pano de fundo o desenvolvimento de competências linguísticas no domínio da Língua Inglesa.

Neste livro digital, tarefa que coube aos alunos e professores da nossa escola, foram compiladas as memórias e informações mais relevantes das visitas efetuadas a diferentes locais. Estes locais foram representativos das escolas parceiras, a saber Villanueva de la Reina (Jaén, Espanha); Anagni, em Itália e Corfu, na Grécia.

Neste projeto deslocamos em viagens de estudo, com a duração de uma semana, 20 alunos, essencialmente das turmas do 8º e 9º anos, e 10 professores, dos segundo e terceiro ciclos, das disciplinas de Inglês, História, Educação Visual, Ciências Naturais, Matemática e Ciências, História e Geografia de Portugal.

Este é mais um dos muitos projetos europeus em que a nossa escola e o Agrupamento tem apostado e onde se tem investido muito trabalho, pois acredita-se que estas parcerias internacionais são momentos de aprendizagem extraordinários para os nossos alunos e uma oportunidade inigualável para o desenvolvimento de competências variadas, motivando-os para a escola e, sobretudo, dando-lhes ferramentas de vida.

Também para os professores e para a escola, enquanto instituição, estes projetos são oportunidades para estabelecer contactos internacionais, pessoais e institucionais, que são depois aproveitados para realizar novas experiências pedagógicas, como as que se têm verificado no âmbito de projetos Etwinning, com trabalhos de intercâmbio na área da literatura e da ecologia.

O modelo de trabalho que suporta estes projetos é um exemplo de concretização de estratégias interdisciplinares de abordagem de conteúdos e enquadra-se perfeitamente na filosofia subjacente à flexibilização curricular.

NB - para ler o e-Book, clique na imagem.