"Para uma Escola mais Inclusiva

- Deontologia Profissional e Trabalho Colaborativo"

aevv-acao-sensbilizacao-ao-2018No dia 19 de dezembro, pelas 14h30min, teve lugar na Escola Básica de Vila Verde a ação dirigida a Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Vila Verde dinamizada pelo Coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (Armando Abreu), pelo Coordenador do Departamento de Educação Especial (José Carlos Lopes) e pela Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento (Rosa Gonçalves). Esta ação, seguiu-se a uma outra, intitulada “Para uma Escola Mais Inclusiva – Decreto-lei n.º 54/2018 e sua implementação no Agrupamento”, realizada pelos mesmos intervenientes, no passado dia 14 de novembro, para os Encarregados de Educação dos alunos, anteriormente designados, “alunos com Necessidades Educativas Especiais”.

Na presente ação de sensibilização para Assistentes Operacionais, abordaram-se os seguintes temas: a) Decreto-lei n.º 54/2018 e sua implementação no Agrupamento; b) Medida “Apoio Tutorial Específico” e sua operacionalização; c) Deontologia Profissional e Trabalho Colaborativo. Esta iniciativa teve como objetivos gerais: 1. Desenvolver uma postura proativa e colaborativa com os demais agentes educativos; 2. Impulsionar a mudança no paradigma educativo à luz da legislação em vigor; 3. Estimular a reflexão e o espírito crítico face às práticas.

Os participantes mostraram-se muito interessados nos temas, como se pode comprovar pela elevada adesão à atividade e pelas pertinentes intervenções realizadas/questões colocadas aos dinamizadores.

A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, o Departamento de Educação Especial, a Equipa de Apoio Tutorial Específico e o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento agradecem a todos os intervenientes, em particular aos Assistentes Operacionais que estiveram presentes.

A organização