Partilhe esta notícia!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to Twitter

Anos letivos 2019-2020 e 2020-2021  


erasmus-logo-1920O Agrupamento de Escolas de Vila Verde, na senda do que tem vindo a acontecer desde há dez anos na Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, viu aprovados três projetos de cooperação para inovação e partilha de boas práticas educativas, para os anos letivos 2019-2020 e 2020-2021. A novidade é que, desta vez, também a Escola Básica de Vila Verde desenvolverá um projeto desta natureza.

Estes projetos destinam-se aos alunos do terceiro ciclo, preferencialmente aos alunos dos 8.º e 9.º anos.

erasmus-ka2-1920

As ideias subjacentes a estes projetos são, para além de aprofundar a consciência de pertença à União Europeia; contactar com a sociedade, cultura, património e hábitos de vida dos diferentes países, num contexto muito próximo da vida real; desenvolver competências linguísticas, nomeadamente a língua inglesa; promover aprendizagens diversificadas em estratégias de cooperação entre escolas europeias.

Os projetos serão desenvolvidos ao longo do ano nas respetivas escolas, em contexto de sala de aula e em outros momentos, e os trabalhos realizados serão depois apresentados nas escolas anfitriãs aquando das deslocações ao estrangeiro.

Nas deslocações, os alunos serão acolhidos pelas famílias dos alunos das escolas anfitriãs que estão diretamente envolvidos no projeto.

Os alunos que se inscrevem assumem o compromisso de se envolverem ativamente no desenvolvimento do projeto. Os alunos selecionados para se deslocar ao estrangeiro assumem também o compromisso de acolherem nas suas famílias alunos das escolas estrangeiras aquando da deslocação a Portugal.

Os projetos Cultural Heritage and ICTe Multilanguage, Lerning to Know vão desenvolver-se na Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo.

O projeto Technological Innovation and Robotics vai desenvolver-se na Escola Básica de Vila Verde.

O projeto Multilanguage, Learning to Know será desenvolvido com escolas da Bulgária (Sredno uchilishte Hristo Botev, da cidade de Vratsa); Turquia (Siyavuspasa Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi, da cidade de Bahçelievler – arredores de Istambul); República Checa (Stredni zdravotnicka skola a Vyssi odborna skola zdravotnicka, da cidade de Plzen). Este projeto vai centrar-se em estratégias de aprendizagem das línguas estrangeiras, tanto o Inglês como as línguas dos países envolvidos no projeto.

O projeto Cultural Heritage and ICT será desenvolvido com escolas da Turquia (Antalya kepez mahmut celalettin okten anadoulu imam hatip lisesi, da cidade de Antalya e Ozel Yükselen Anadoulu Lisesi, da cidade de Ankara); Lituânia (Maijampole “Ryto Basic School”, da cidade de Marijampole); da República da Macedónia do Norte (Sredno opshtinsko ekonomsko uchilishte Jane Sandanski Bitola, da cidade de Bitola); Roménia (Scoala Gimnaziala “Ion Irimescu”, da cidade de Falticeni). Este projeto pretende dar a conhecer a cultura e o património dos países envolvidos com recurso a ferramentas digitais.

O projeto Robocode Workshop of Young Inventor sis Designing the Future será desenvolvido com escolas da Turquia (Ayancik Yumus Emre Ortaokulu, da cidade de Ayancik), Polónia (Zespol Szkol w Karczmiskach, da cidade de Karczmiska), Grécia (1st Junior High School of Messolonghi, da cidade de Messolonghi) e Espanha (IES Doña Jimena, da cidade de Gijon) e visa promover a utilização da robótica e da eletrónica para elaboração  de materiais educativos.

Para mais informações, contacta os professores Graça Pereira ou Henrique Matos, na Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo (EBMEA) e as professoras Isabel Lezón ou Beatriz Rodrigues, na Escola Básica de Vila Verde (EBVV).

Muito brevemente serão dadas mais informações. Está atento.

 

Categoria: Notícias

logo-provas-1718

giae-online-2017-logo
Rede Interna

giae-online-2017-logo
Rede Externa

Ligação Moodle EB VV

Ligação P.A.A. do Agrupamento

Ligação E-Mail Agrupamento

Ligação Moodle EB VV

SeguraNet

instagram-logo

Contactos

EB Monsenhor Elísio Araújo

Morada:
EC Vila Verde - Apartado 105
4731-909 Vila Verde

Telefone: 253 310 370
Fax: 253 310 379

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

EB Vila Verde - Escola Sede

Morada:
Agrupamento de Escolas de Vila Verde
Av. Dr. António Ribeiro Guimarães, nº 1360
4730 – 715 Vila Verde

Telefone: 253 310 080
Fax: 253 310 089

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Código do agrupamento:
151774

Quem está online?

Temos 44 visitantes e 0 membros em linha