Na sexta-feira, 20 de setembro, aconteceu o encerramento da primeira edição da “SEMANA RELACIONAR-TE”, promovida pela Equipa de Promoção de Sucesso Educativo, na Escola Básica Vila Verde, durante o início deste novo ano letivo 2019/2020. Com este projeto proporcionou-se o estreitamento de laços na comunidade escolar através da realização de atividades envolvendo os diversos intervenientes no espaço educativo: Encarregados de Educação, Assistentes Operacionais, Docentes e Alunos.

ebvv-relacionarte-semana-1920

Em resultado desta iniciativa em contexto de sala de aula foram criadas, ao longo da segunda semana de aulas, atividades/dinâmicas lúdico-pedagógicas entre professores e alunos, que privilegiaram a promoção da sua relação, aspirando a um melhor ambiente para a aprendizagem. Entre alunos foi proposto o apadrinhamento dos alunos do 5.º ano pelos alunos do 9.º ano, criando-se desta forma laços de companheirismo e relações para a vida entre pares.

Sobre este mote foram ainda desenvolvidas ações preparativas para o acolhimento diferenciado dos alunos, através da realização de: Workshop “Estratégias Relacionais e de Mediação para Assistentes Operacionais”, Workshop “Estratégias Relacionais e de Mediação para Professores” e ação de sensibilização “O meu filho vai para o 5.º ano! E agora?” dirigido a encarregados de educação do 5.º ano da EB de Vila Verde.

O RELACIONAR-TE foi uma aposta deste agrupamento  na adoção de uma estratégia diferenciadora de acolhimento e integração dos alunos, pelo que se perspetiva que este ano escolar se verifique a exponenciação da aprendizagem das crianças que frequentam o Agrupamento de Escolas de Vila Verde, de forma a torná-los cidadãos mais atentos à sua comunidade e ainda mais felizes no contexto escolar e familiar.