Noite dos investigadores

A Escola de Ciências da Universidade do Minho desafiou os alunos de Ciências Naturais / Clube de Ciências – “No Pico da Ciência” do Agrupamento a participar nas quase dez horas de experiências, demonstrações, exposições e workshops para todos.

Os alunos aceitaram mostrar os seus trabalhos de ciência sobre o tema “SCICITY – Ciência na Cidade”. Assim, os visitantes na nossa demonstração – “ Ciência e Tecnologia - um contributo para a sustentabilidade” aprenderam a fazer a própria pasta dos dentes e creme hidratante.

Das mais de três dezenas de atividades científicas experimentadas no dia 27, no Altice Forum Braga, duas foram desenvolvidas por alunas do Agrupamento de Vila Verde.

iniciativa coordenada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) inseriu-se na 15ª edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que teve como tema “Ciência na cidade” e decorreu em simultâneo em mais de 300 cidades de 30 países .

A NEI é dinamizada desde 2005 pela Comissão Europeia, com o fim de afirmar a interação dos cientistas com o público, permitir descobrir a ciência de forma divertida e promover a investigação científica.

Os temas atuais que mais preocupam - o consumo excessivo de plásticos, microplásticos e alternativas ao seu uso, os desafios alimentares no futuro e a nossa pegada ecológica, bem como os biocombustíveis, a valorização dos resíduos orgânicos e a reciclagem diária, passando pela importância das abelhas, foram abordados através de alertas e chamadas de atenção para as preocupações ambientais.

A ideia-chave  que devemos reter é: O futuro depende de todos nós, é preciso cuidar dele hoje!

Poderá consultar as restantes fotografias aqui