aevv-grupo-frances-formacao-1920

No dia 12 de outubro de 2019, na escola básica de Vila Verde, um grupo de professores de Francês, sob a orientação da professora Lídia Maria Neves Marques, frequentou a ação de formação subordinada ao tema: “Aprendizagens essenciais do Francês: motivar, ensinar, avaliar.”

Durante a sessão, a formadora propôs uma partilha de experiências, privilegiando a diversificação de recursos e de metodologias ativas e mostrou a valência, a utilidade e a pertinência de algumas ferramentas pedagógicas, ao serviço do ensino da língua francesa. Ademais, deu particular ênfase à pedagogia inerente ao trabalho de projeto, assente na interdisciplinaridade, bem como no trabalho colaborativo e, neste âmbito, houve espaço para fazer um trabalho prático de planificação. Por último, fez-se uma reflexão sobre a avaliação dos alunos, à luz das aprendizagens essenciais do FLE.

A orientadora revelou uma expertise notável, no domínio da língua francesa e na arte de inovar; deixou uma forte motivação entre os docentes participantes e ficou plenamente justificada a condecoração com o título de “Cavaleira na ordem das Palmas Académicas”, ao serviço da promoção da língua francesa.

Agradecemos a disponibilidade e enaltecemos o gosto pela partilha.

Un grand merci, Lídia Marques!

aevv-grupo-frances-formacao-1920