A investigadora Suzana Araújo, da Universidade do Estado do Amazonas, Brasil, pediu a colaboração dos alunos do 6.º e 9.º ano para participarem no Projeto “Representações Sociais nos Processos de Ensino e Aprendizagem: uma relação possível com a alfabetização científica”.

A Ciência vem à escola

Esta proposta pretende a construção de soluções que permitam enfrentar os desafios e obstáculos atuais de um ensino contextualizado, de promoção da saúde, visando subsidiar políticas educativas e públicas que possam promover a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem de forma equitativa, na superação das desigualdades educacionais.

A Ciência vem à escola

A investigadora forneceu um instrumento de investigação para os alunos que consiste na “Associação livre de palavras”, este instrumento será aplicado em contexto de sala de aula em colaboração com a pesquisadora. Deste estudo fazia parte um questionário para os professores sobre a sua atuação e formação profissional.