ebn2vv-professores-universitarios-1920

A Professora Doutora Sílvia Helena Vieira Cruz, da Universidade Federal do Ceará (Brasil), e João Formosinho, Professor Catedrático aposentado da Universidade do Minho e professor da Universidade Católica, visitaram nesta quinta feira o Centro Escolar de Vila Verde (CEVV).

ebn2vv-professores-universitarios-1920

A Professora Sílvia Cruz, reconhecida investigadora na área de educação de infância, esteve uma semana no CEVV para realizar observações no pré-escolar, grupo 1, no âmbito da pedagogia-em-participação. Esta Professora fez pós-doutoramento na Universidade do Minho, em 2007, altura em que trabalhou num Jardim de Infância de Vila Verde, durante um ano letivo com a educadora que leciona com o grupo 1. Naquele local teve a possibilidade de seguir um projeto, no âmbito da pedagogia-em-participação. Esta vinda possibilitou a observação da mesma tipologia de pedagogia, embora num contexto diferente: o de um centro escolar.

A presença do Professor João Formosinho inseriu-se na ligação ao pós-doutoramento de Sílvia Cruz aproveitando ainda para conhecer esta escola, sua organização e funcionamento e contactar com a comunidade escolar. No final da visita a Professora Sílvia Cruz referiu: “a estadia nesta escola trouxe aprendizagens valiosas, além de novas amizades. Saio encantada com o trabalho aqui realizado e muito agradecida pelo acolhimento de todos”. O Professor João Formosinho salientou: “na visita a esta escola vi projetos interessantes. Constatei que esta escola está enriquecida com a diversidade cultural vindo do Brasil, da Venezuela e com a nova comunidade nativa, incluindo crianças ciganas”.

O Centro Escolar de Vila Verde vê com grande satisfação o facto de as Universidades terem vindo a escolher esta escola para a realização dos seus trabalhos científicos, para além da cooperação que tem existido através dos estágios que aqui têm sido realizados.