aevv-programa-escolas-bilingues-1920-logoO nosso agrupamento foi um dos pioneiros, a nível nacional, a implementar um programa de ensino bilingue. No primeiro ano, 2017-18, com um projeto-piloto, foi uma das 19 escolas a nível nacional a ter este modelo; em 2018-19 (já um projeto oficialmente aprovado e monitorizado pela DgesTE e pelo British Council),  fomos uma das 25 escolas a nível nacional com esta modalidade e oferta inovadora de ensino e foi dada continuidade no presente ano letivo, agora também com o alargamento a uma escola do 1.º CEB, assim como a continuação de uma turma do 3.º CEB (tendo começado, no modelo-piloto, no 6.º ano).

Os professores que integram esta modalidade de ensino têm feito formação específica e têm também feito formação e avaliação ao nível de proficiência linguística, sendo que o mínimo exigido é B2. No caso do 3.º CEB os alunos têm aulas total ou parcialmente em língua inglesa, nas disciplinas de Ciências Naturais, Educação Física, Educação Visual e História. Em uma das aulas semanais, estas têm a presença de dois docentes, a professora de Inglês e a da disciplina CLIL, existe a elaboração de trabalhos interdisciplinares e instrumentos de avaliação bilingue.

Esta parceria tem como finalidade criar um enquadramento nacional específico para a oferta de aprendizagem/ensino bilingue e de Content and Language Integrated Learning (CLIL – aprendizagem integrada de conteúdos e língua) no sistema educativo português.

O Programa Escolas Bilingues/Bilingual Schools Programme em Inglês (PEBI) foi criado a partir de 2016/2017 no âmbito de uma parceria entre o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), e o British Council Portugal, a qual conta com o acompanhamento da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

A nível do ensino básico, na aprendizagem integrada de conteúdos do currículo de diversas disciplinas não linguísticas, em língua inglesa, e na aprendizagem de Inglês, para desenvolvimento da literacia nesta língua. O conjunto da aprendizagem integrada dos conteúdos curriculares e da aprendizagem de Inglês, Língua Estrangeira, varia entre 30% (7-8 horas semanais), no 1.º CEB, e 36% (11-12 horas semanais), no 3.º CEB, com a metodologia e os recursos adequados a este ciclo de ensino.