parlamento-dos-jovens-assembleiaA sessão escolar do Parlamento dos Jovens  decorreu do dia 23 de janeiro, na Biblioteca da EB   de Vila Verde, tendo sido presidida pela Ex.mo Sr.  Dr.  Manuel Lopes,  Vice-presidente  da Câmara Municipal de Vila Verde.

parlamento-dos-jovens-assembleia

A sessão teve início com a tomada de posse dos trinta e um deputados eleitos, na sequência das eleições que ocorreram no dia  21 de janeiro. De seguida, tomaram a palavra os presidentes das listas/partidos representados, apresentando três medidas para o «combate ao insucesso escolar». O debate  entre os diversos deputados foi  bastante participado e interessante e dele  resultaram as seguintes propostas para combater o insucesso escolar:

1. Implementação de medidas mais eficazes no combate à indisciplina na sala de aula, reforçando a autoridade do professor e agilizando os procedimentos de caráter disciplinar, garantindo assim a sua maior celeridade e eficácia.

parlamento-dos-jovens-assembleia2. Reavaliação dos programas curriculares das diversas disciplinas tendo em conta o seu desfasamento em relação  à faixa etária dos alunos  aos quais se destinam, a sua extensão, a  sua desarticulação e sequencialidade, bem como a  relevância daquilo que se ensina.

3. Maior diversificação e racionalização das ofertas educativas de modo a proporcionar diferentes percursos à população escolar ajustados às suas capacidades e interesses.

A partir destas ideias, foi elaborado o Projeto de Recomendação que a nossa escola vai apresentar na Sessão Distrital. Os eleitos para esta representação foram  o Hugo Ferreira, do 9.º G, a Cristiana Arantes, do 9.º F  (candidatos efetivos), e a Mónica Rodrigues,  do 9.º F (candidata suplente). O Hugo Ferreira  também é candidato a Presidente da Mesa da Sessão Distrital.

Os nossos agradecimentos ao Sr. Dr. Manuel Lopes e a todos os alunos que participaram neste projeto.

A responsável pelo Projeto

Ana Pereira