visita-ao-porto-9ano-vilaverde

No dia 26 de janeiro, os alunos do 9.º ano e os que se encontram no último ano dos cursos vocacionais da EB de Vila Verde foram em Visita de Estudo ao Porto, numa atividade que marcou o dia e que foi organizada pelos grupos de Português e de Geografia.

visita-ao-porto-9ano-vilaverdeA parte da manhã foi marcada pela ida ao teatro, para ver a representação da obra recentemente estudada nas aulas de Português, o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, levada a cena pela companhia de teatro O Sonho e que segundo os alunos superou em muito as suas expectativas, quer pela forma como foram recriadas as cenas, quer pela interação com o público.

No início da tarde, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a maior infraestrutura portuária do Norte de Portugal – o Porto de Leixões.

visita-ao-porto-9ano-vilaverde

A visita fez-se dentro dos autocarros, onde quatro guias fizeram uma visita guiada pelos 5 Km de cais que o Porto de Leixões possui. Aqui, os alunos ficaram a saber que este porto opera 365 dias por ano e de forma muito eficiente, uma vez que o tempo de permanência dos navios no cais, para embarcar e desembarcar as diferentes mercadorias, é muito reduzido, face à maioria dos portos europeus.

Os alunos tiveram, assim, a oportunidade de ver e perceber a importância da contentorização (conteúdo abordado na disciplina de Geografia) e o modus operandi de uma estrutura deste género, sendo que o Porto de Leixões movimenta mais de 16 milhões de toneladas de mercadorias por ano.