visita-de-estudo-ao-porto

No dia 20 de fevereiro, 81 alunos da EB de Vila Verde (turmas A e B do 7.º ano e turma A do 8.º ano), acompanhados por 7 professores, participaram numa vista de estudo ao Porto, organizada pela Academia da Música de Vila Verde, pelas respetivas diretoras de turma e em parceria com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Além da Casa da Música, os alunos visitaram também as célebres  Caves  do Vinho do Porto.

Chegados à Casa da Música os alunos puderam desfrutar da imponência arquitectónica do edifício projetado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas (1944-). O seu alçado exterior relembra a estrutura de um diamante "facetado" em nove pisos e a edificação ostenta grandes áreas envidraçadas, singularidade que permitirá a penetração de maior luz no seu interior, suavizando o seu aspecto e interligando os espaços e as vivências diárias. Após a subida para o quinto piso, deu-se a entrada para a Sala 2, onde decorreu o espetáculo “Do bolso de Walt”. Sendo a segunda maior sala de concertos da Casa da Música, com capacidade para 300 pessoas sentadas, esta sala foi projetada para uma polivalência geral e está apta a receber qualquer espécie de evento. A sua fenomenal acústica baseia-se na placagem de revestimento das paredes e tectos, em contraplacado perfurado, não pintado convencionalmente mas mergulhado em tinta vermelha, o que lhe confere uma tonalidade muito natural com ligeiros matizes. As cadeiras, em tom roxo, são uma elegante homenagem ao designer português Daciano da Costa, autor deste modelo nos anos 70.

O espetáculo “Do bolso de Walt” insere-se na programação do serviço educativo da Casa da Música, na grande área dos Concertos para Todos, onde nos é apresentada uma programação caleidoscópica, sempre renovada, que não deixa ninguém de fora. Em causa estão propostas inventivas e interventivas que vão ao encontro de públicos de diferentes idades, dos mais diversos contextos socioculturais. Sobre esta abrangência surgem produções inovadoras de carácter pedagógico e lúdico, a maioria criações próprias com o principal intuito de promover a fruição informada da música e fazer dela um espaço de reunião social. É neste contexto que foi delineado o Espetáculo “Do bolso de Walt”, organizado pelo “Invicta.Música.Filmes”, estando a direção musical e interpretação a cargo do agrupamento musical “Aquilo que Vocês Quiserem”, quinteto feminino que apresenta uma relação curiosa entre vozes e instrumentos de bolso. O universo musical dos filmes de animação de Walt Disney foi motivo para um encontro  de melodias que todos conhecem, reinventadas e apresentadas num concerto onde se aliaram as vozes, instrumentos de cordas, de sopros e de percussão à encenação e meios audiovisuais.

O almoço decorreu num grande espaço comercial do Norte, onde os alunos aproveitaram para desfrutar de uma deliciosa refeição e, ao mesmo tempo, explorar um contexto diferente do habitual.

visita-de-estudo-ao-portoDa parte da tarde, as atividades  iniciaram-se em Vila Nova de Gaia, com a visita às Caves do Vinho do Porto «Sandeman», espaço Porto Cruz e ao Centro Pedagógico do Vinho do Porto.

Nestes espaços foi possível ficar a conhecer um pouco da história e do processo de fabrico  de um dos mais importantes produtos da exportação nacional, sendo também um dos ex libris da cidade do Porto e de Portugal.

O Vinho do Porto é cultivado na região demarcada mais antiga do mundo, a região do Douro.

Existem relatos da existência de viticultura na região do Douro, que se prolongam pela Idade Média e pela época dos Descobrimentos, onde eram necessários vinhos que aguentassem longas viagens. Mas a verdadeira expansão comercial deste vinho, deu-se no século XVII, motivada pelo interesse dos ingleses e do incremento da importação britânica.

Uma das datas mais marcantes para a história do Vinho do Porto, aconteceu no século XVIII, quando o Marquês de Pombal criou a Companhia Geral da Agricultura e Vinhas do Alto Douro.

No primeiro inverno a seguir à vindima, o vinho novo permanece na sua região de origem em grandes cubas, depois parte para Vila Nova de Gaia, para as caves dos negociantes de Porto onde fica armazenado durante pelo menos três anos. Antigamente o vinho era transportado em barcos rabelos, umas barcaças de madeira em forma de gôndola, com vela.

Nas caves são feitos os trasfegos e o engarrafamento.

A Região Vinhateira do Alto Douro, que corresponde a cerca de um décimo do total da Região Demarcada do Douro, encontra-se classificada como Património Mundial da UNESCO desde o ano 2000.

Este tipo de iniciativas constitui sempre um dos momentos altos do ano letivo, testemunhado pela grande adesão dos alunos, sendo sempre muito importante dar-lhes  a conhecer o vasto património cultural e ambiental que o nosso país possui.

A organização

visita-de-estudo-ao-porto