Partilhe esta notícia!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to Twitter

feira-das-profissões-e-cursos-2016

A Feira das Profissões e Cursos realizou-se no dia 29 de abril, pelas 14h45, com a duração de cerca de duas horas. Esta feira foi organizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Vila Verde (AEVV) e da Escola Secundária de Vila Verde (ESVV) e teve lugar na Escola secundária (ver vídeo).

O evento contou com a presença de, aproximadamente, uma centena de convidados, desde profissionais das mais diversas áreas, entidades de emprego, a alunos do ensino secundário e docentes do AEVV e da ESVV. Entre os participantes, contamos com a presença de convidados de diferentes áreas profissionais, desde a área da saúde (médico, fisioterapeuta,…), área das engenharias (engenheiro de polímeros, engenheiro civil,…); área do desporto (atleta profissional de canoagem do SLB, treinador de basquetebol,…); área da educação (professor de 1.º ciclo, professor de educação especial,…); área dos serviços (carpinteiro, florista,…), área artística (artista plástico, arquiteto,…), área da segurança/proteção civil (GNR, PSP,…), área do socorrismo (Cruz Vermelha, Bombeiros, …), área da gestão (empresário, gestor, …), área do direito (advogada, solicitadora, …), entre outras presentes.

O objetivo era proporcionar aos alunos, das 15 turmas do 9.º ano do AEVV e da ESVV, a oportunidade de contactarem diretamente com profissionais e alunos finalistas da ESVV de diferentes áreas/percursos, recorrendo a um pequeno guião de entrevista. As conversas com os profissionais e alunos finalistas acabavam por ultrapassar, em muito, o que estava pré-designado.

Salienta-se que esta atividade é uma prática implementada, há vários anos, pela coordenadora do Serviço de Psicologia e Orientação do AEVV, psicóloga Ana Leite.

Muito obrigada à equipa da organização, nomeadamente aos alunos do ensino secundário, à equipa ODOFE, aos assistentes operacionais da ESVV, aos diretores de turma/professores acompanhantes do 9.º ano do AEVV e da ESVV e, por último, à direção de ambas as escolas.

Um agradecimento especial a todos os convidados que disponibilizaram uma tarde de trabalho, para poderem participar na nossa atividade, tendo tido um contributo muito importante no projeto escolar e vocacional dos nossos alunos. Sem a colaboração de todos, este evento não seria viável!

O Serviço de Psicologia do AEVV e da ESVV preparou e planeou, ao detalhe, este dia que pode muito bem ter mudado o rumo do futuro dos nossos jovens alunos.

Pela Equipa da organização,

Débora Gonçalves (psicóloga do SPO do AEVV)

Susana Gomes (psicóloga do SPO da ESVV)

Categoria: Atividades Escolares