No âmbito do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro), a equipa da biblioteca escolar promoveu uma palestra sobre "O papel dos Direitos Humanos para o Desenvolvimento, em cada uma das escolas com 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, proferida por Bernardino Silva, professor de E. M. R. C. na Escola Secundária de Amares.

biblioteca-escolar-direitos-humanos-1718

Na EB de Vila Verde, o professor Alberto Rodrigues apresentou o convidado da equipa da BE, Bernardino Silva, presidente da Comissão Justiça e Paz de Braga, representante de Portugal na Comissão Europeia para os Dias Sociais Europeus e participante em vários congressos nacionais e internacionais sobre Cooperação, Desenvolvimento e Ajuda Humanitária.

Os alunos do 9.º ano, na manhã do dia 14 de dezembro, no polivalente da EB de Vila Verde e no Auditório da EB Monsenhor Elísio Araújo, tiveram a oportunidade de ouvir Bernardino Silva, pessoa que realiza trabalho voluntário em países como Paquistão, Afeganistão, Iraque, Somália, Ruanda, Sudão, República Centro Africana, Congo, Chade, Haiti, Brasil, Perú, Bolívia, Colômbia, Vietname, Tailândia, Laos, entre muitos outros.

A palestra, humanamente rica, centrou-se em quatro vertentes dos direitos humanos: habitação, saúde, escola/educação e alimentação. As várias fotos visionadas foram realizadas por Bernardino Silva nos diversos países onde realiza a sua missão. O "Dino" chamou ainda a atenção para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Na EB Monsenhor Elísio Araújo, os alunos leram alguns dos Direitos Humanos. De realçar, ainda, o excelente comportamento de todos os alunos e a atenção que este assunto mereceu.

biblioteca-escolar-direitos-humanos-1718