No dia 15 de janeiro de 2018, no âmbito do projeto Parlamento dos Jovens, o Deputado Rui Silva, do Partido Social Democrata, esteve presente na Escola Básica de Vila Verde, tendo proferido uma pequena Palestra para cerca de 90 alunos, desde o sétimo ao nono ano, pertencentes a nove partidos/listas inscritos(as) neste projeto.

parlamento-dos-jovens-rui-silva-1718

parlamento-dos-jovens-rui-silva-1718Depois de uma breve explicação histórica sobre o aparecimento e evolução das desigualdades de género, o Sr. Deputado lembrou o número reduzido de mulheres, quer a nível nacional quer a nível internacional, que ocupam cargos de relevo na atividade política, lembrando que, apesar de estarem em minoria, esta situação tem vindo a ser revertida ao longo dos últimos anos e que as mulheres têm dado mostra de grande competência e profissionalismo, no desempenho de cargos públicos.

No espaço destinado ao debate, alguns alunos questionaram o Sr. Deputado acerca das várias situações de discriminação de género que ainda se verificam, nomeadamente a existência de um reduzido número de mulheres nos cargos de chefia das grandes empresas, as dificuldades que muitas mulheres sentem em conciliar a vida familiar e doméstica com a sua atividade laboral, ou a falta de eficácia das diversas medidas legislativas no combate à violência doméstica, cujas vítimas continuam a ser em grande maioria do sexo feminino.

No final os presentes foram incitados a participar ativamente na vida cívica e política do país, quer ao nível local e regional, quer a nível nacional, sendo também parabenizados pelo Sr. Deputado pela forma interessada, ordeira e cívica com que participaram nesta sessão.

O nosso agradecimento à Ex.mo Senhor Deputado Rui Silva.

A Coordenadora do Projeto

Ana Pereira