A sessão escolar do Parlamento dos Jovens decorreu do dia 22 de janeiro, na Biblioteca da Escola Básica de Vila Verde, tendo sido presidida pela Ex.ma Sra. Dra. Júlia Fernandes, Vereadora responsável pelo Pelouro da Educação na Câmara Municipal de Vila Verde.

parlamentos-dos-jovens-sessao-escolar-1718

A sessão teve início com a tomada de posse dos trinta e um deputados eleitos, na sequência das eleições que ocorreram no dia 17 de janeiro. De seguida, tomaram a palavra os presidentes das listas/ partidos representados, apresentando três medidas sobre o tema «Igualdade de género: um debate para [email protected]». O debate entre os diversos deputados foi bastante participado e interessante e dele resultaram as seguintes propostas:

1. Promover medidas que reduzam as disparidades salariais entre homens e mulheres no setor privado.
  2. Incentivar a contratação de homens e mulheres para áreas onde ainda estão sub representados.
  3. Reforçar o papel dos homens no combate à violência doméstica.

A partir destas ideias, foi elaborado o Projeto de Recomendação que a nossa escola vai apresentar na Sessão Distrital nos próximos dias 19 e 20 de fevereiro em Braga. Os eleitos para esta representação foram a Joana Maria Pimenta Vilaverde, do 9.º C, e João David da Silva Carvalho, do 8.º A (deputados efetivos) e a Eva Guimarães Rodrigues, do 8.º B (deputada suplente). A Tatiana Isabel de Sousa Pimenta, também do 9.º C, é candidata a Presidente da Mesa da Sessão Distrital.

Os nossos agradecimentos à Sra. Dra. Júlia Fernandes e a todos os alunos que participaram neste projeto.

A responsável pelo Projeto

Ana Pereira