A EB de Soutelo recebeu a visita das enfermeiras Lourença e Anabela da UCC de Vila Verde, responsáveis pela Saúde Escolar, para a realização da palestra subordinada ao tema “Alimentação saudável e sustentável” dando continuidade à abordagem do subtema, proposto no Projeto Educativo a desenvolver ao longo deste segundo período.

ebsoutelo-palestra-alimentacao-1718

ebsoutelo-palestra-alimentacao-1718Tomando como ponto de partida a observação e análise da exposição dos trabalhos resultante da atividade “Cores e sabores”, as crianças foram sensibilizadas para a importância e benefícios que uma alimentação saudável representa para a saúde do nosso corpo. Foram identificados alguns hábitos alimentares menos corretos e discutidas e sugeridas formas de os substituir por opções alimentares mais saudáveis e adequadas à fase de crescimento e desenvolvimento global em que os alunos se encontram. Abordaram-se, também, os hábitos de higiene pessoal a ter antes e depois das refeições, bem como na preparação dos alimentos.

Ao longo da atividade verificou-se a consciencialização para a importância do consumo diário de água e dos cuidados a ter na escolha e compra de bens alimentares: verificação dos prazos de validade e da composição dos produtos.

A troca de ideias e experiências contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de realizar escolhas alimentares mais saudáveis, estando mais recetivos a experimentar e consumir alimentos que, por vezes, rejeitam sem os chegarem a provar.

A repercussão de atividades como esta em contexto familiar é também muito importante, na medida em que as crianças influenciam os pais, levando-os a adotar hábitos alimentares mais saudáveis.

Agradecemos a presença das enfermeiras Lourença e Anabela e toda a disponibilidade que têm demonstrado em colaborar connosco, na promoção da saúde e bem estar das nossas crianças.

A Coordenadora

Gabriela Marques