Na passada terça e quarta feiras, dias 10 e 11 de abril, os alunos do nono ano inscritos em Educação Moral e Religiosa Católica fizeram-se à estrada, pela manhã, em direção a Viseu.

ebvv-emrc-serra-da-estrela-9ano-1718

Após uma longa viagem, visitámos a Sé de Viseu caraterizada pelo estilo românico, pelo seu amplo claustro e as suas torres, a partir das quais se pôde aproveitar a vista panorâmica da cidade.

ebvv-emrc-serra-da-estrela-1718

ebvv-emrc-serra-da-estrela-9ano-1718

Assim que chegámos à Quinta do Crestelo, fomos recebidos de braços abertos por todo o staff. Depois de instalados nas camaratas iniciámos as atividades outdoor. Sentimos toda a adrenalina e diversão ao deslizar pelo slide, ao escalar uma parede de seis metros e meio, ao percorrer a Ponte Himalaias (bruscamente balançada por colegas e monitores) e ao praticar tiro ao alvo com setas de ventosas. Para sabermos mais sobre as raízes da Cultura de Viseu aprendemos também como é feito o pão e o famoso queijo da Serra, com uma senhora muito simpática com um sotaque carregado. No final do dia aproveitámos as águas quentes da piscina interior e a seguir ao jantar, guiados por luzes de lanternas, percorremos a quinta em busca de um “tesouro”, resolvendo enigmas. Mais tarde, pela noite adentro e acompanhados pela música, dançámos, rimos e divertimo-nos nos jogos de mesa como ping-pong, matraquilhos e bilhar. Já tarde fomos para a cama apesar de ter sido difícil adormecer com a euforia.

ebvv-emrc-serra-da-estrela-9ano-1718

No dia seguinte, acordámos cedo para voltar a fazer as atividades do dia anterior, acrescentando o passeio a cavalo, tiro ao alvo com setas metálicas e zarabatana. Após o almoço, despedimo-nos da quinta e dos acolhedores monitores que deixaram saudades. E surpresa das surpresas, apesar de não estar no plano da viagem, subimos a estrada para a Serra da Estrela em direção à neve que suscitou em nós alegria e provocou uma “guerra” de bolas de neve. Chegados a casa apenas nos restou descansar e recordar as boas memórias que fizemos na bela região de Seia.

Lorena Sousa, 9.º B