No dia 26 da abril, as turmas do 8.º Ano e os alunos do Curso de Educação e Formação da Escola Básica de Vila Verde visitaram o Museu World of Discoveries, no Porto, embarcando na fantástica odisseia dos Descobrimentos Portugueses, na companhia de ilustres personagens da História nacional. Guiados por D. Afonso de Albuquerque, Infante D. Henrique, Luís de Camões, entre outros, os nossos alunos partiram rumo ao mundo que os portugueses deram a conhecer, recordando rotas, embarcações e instrumentos de navegação utilizados nas viagens, conhecendo o quotidiano dos marinheiros a bordo das caravelas e naus, cuja coberta puderam explorar, e percorrendo outros ambientes que, de forma lúdica e interativa, elucidaram sobre esse momento marcante da nossa História e uma geração de gentes que protagonizou o Renascimento em Portugal.

ebvv-8-ano-descobrimentos-1718

Particularmente emocionante, foi a volta ao mundo, evocando a célebre viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. Enfrentando as lendas do Mar Tenebroso, os nossos alunos conseguiram ultrapassar o terrível Cabo das Tormentas, conhecer os países lendários do longínquo oriente e as suas deslumbrantes riquezas, admirar as diferentes culturas, povos e habitats naturais, numa verdadeira missão de paz, respeito e multiculturalidade!

ebvv-8-ano-descobrimentos-1718

Esta visita à invicta cidade foi ainda enriquecida com uma ida ao teatro para assistir à peça de teatro Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor de Manuel António Pina, dramatizada pela companhia de teatro O Sonho, no auditório da mesma, em Perafita. Uma vez mais, mas, agora, na companhia dos atores, os alunos navegaram com o velho Mestre João, sentiram o sofrimento e as angústias de quem partia para as descobertas e de quem ficava à sua espera e enfrentaram, com o jovem Manuel, o Adamastor ou aquilo que os seus olhos quiseram ver….

Os jovens espectadores tiveram, assim, a oportunidade de constatar a transformação de um texto escrito, estudado e lido na sala de aula, num texto representado e de contactar com uma das mais belas formas de expressão artística, para além de terem consolidado e alargado os seus conhecimentos relativos ao papel protagonista de Portugal no processo dos Descobrimentos.