Dia Mundial da Alimentação

A escola é um dos principais contextos de alimentação dos alunos. O número de horas que cada aluno está na escola é considerável e, deste modo, todos os alunos fazem (ou devem fazer) um número significativo de refeições em meio escolar.

eb-soutelo-dia-mundial-da-alimentacao-1819-epatv

É com base nesta realidade, e tendo por princípio que a alimentação tem um enorme impacto na saúde (não só na prevenção da doença, mas, sobretudo, na promoção da saúde), que se realizou esta atividade que teve, também, o propósito de facilitar a interligação entre as aprendizagens das disciplinas e os domínios a serem abordados na componente do currículo, Cidadania e Desenvolvimento.

A componente de Cidadania e Desenvolvimento visa contribuir para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos, de diálogo e no respeito pelos outros, alicerçando modos de estar. Assim, com a preciosa parceria efetuada com a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), com a presença dos 21 alunos do curso de Cozinha e Pastelaria e do seu professor, o Chefe Rodolfo, pudemos proporcionar aos nossos alunos esta atividade do Dia Mundial da Alimentação que muito nos deliciou.  Aproveitamos para agradecer a paciência que tiveram para com o público alvo (os nossos alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo) a forma como dirigiram e apresentaram a atividade. Apresentaram a fruta de uma forma diferente e engraçada, tendo conseguido que todos os alunos comessem bastante fruta.

Foi uma manhã bem passada, muito proveitosa, onde se aplicaram metodologias pedagógicas ativas, trabalho de grupo, debates, presença, na escola, de membros da comunidade convidados e de partilha.

Também queremos agradecer aos pais, à Associação de Pais e Amigos da Escola de Soutelo assim como à Dra. Sandra Monteiro, da EPATV, pela colaboração prestada porque todos contribuíram para que esta atividade se realizasse e se tornasse numa manhã mágica.

Bem hajam!

Professora Ana Maria Rodrigues