Para que o dia 20 de novembro, Dia Internacional dos Direitos da Criança, fosse um dia divertido com uma mensagem séria, e dando continuidade à “nossa parceria”, os alunos finalistas de Design Gráfico da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV)   apresentaram, na nossa escola, EB de Soutelo, um pequeno filme animado, realizado por eles e orientado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde (CPCJ). Este filme também tem uma versão em livro que foi entregue à nossa escola.

ebsoutelo-epatv-crianca-1819

Estiveram também presentes as alunas do primeiro ano do Curso de Esteticista Cosmetologista que encantaram as crianças, fazendo pinturas faciais coloridas e originais, desafiando a criatividade de todos. A comemoração deste dia proporcionou momentos de interação entre os alunos das duas escolas. Apesar da diferença de idades, todos se divertiram, mostrando-se alegres e participativos.

O objetivo da atividade foi salientar e divulgar os direitos da criança, levando os nossos alunos a refletir sobre os seus direitos, participando no debate onde tiveram oportunidade de expressar a sua opinião sobre questões que afetam as suas vidas, em Portugal e no mundo, promovendo o desenvolvimento da consciência social, tendo em vista a formação de cidadãos com capacidade de intervenção e de promoção das mudanças necessárias para que um dia, as condições previstas nos Direitos da Criança sejam uma realidade universal.

Agradecemos à Dra. Sandra Monteiro (Diretora Pedagógica da EPATV), às professoras Fátima Pimenta (Curso de Design Gráfico) e Maria José Falcão (Curso de Esteticista) e à Dra. Beatriz Santos (Presidente da CPCJ de Vila Verde) por esta brilhante iniciativa e pela sua presença, que tanto engrandece a nossa escola e os nossos alunos, estando certos que mais atividades surgirão.

Obrigada a todos!

A Coordenadora da EB de Soutelo