Aconteceu leitura, durante a semana de 11 a 15 de março.

aevv-semana-da-leitura-1819

aevv-semana-da-leitura-1819Sob o lema "Hoje leitor, amanhã leitor!", as escolas foram convidadas a desenvolver atividades que festejassem a leitura como ato comunicativo, de liberdade e responsabilidade, um diálogo entre a literatura, a arte e a ciência, um espaço de encontro, criativo e colaborativo.

As bibliotecas escolares estiveram, como sempre, no centro desta comemoração nas escolas, promovendo interações com a comunidade, encontrando parcerias e praticando a leitura como hábito de todos os dias.

A "leitura partilhada" foi uma das atividades da Semana da Leitura no concelho de Vila Verde. Duas turmas da EB n.º 2 de Vila Verde (centro escolar), uma do pré-escolar e outra do 1.º ciclo, levaram a leitura à Escola Secundária de Vila Verde, à Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva e à Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo. Houve ainda "leituras partilhadas" no Centro Escolar de Vila Verde, onde as turmas do pré-escolar leram nas salas das turmas do 1.º ciclo, e na EB Monsenhor Elísio Araújo, onde a partilha aconteceu entre os três ciclos do ensino básico.

Um grupo de alunos da EB n.º 2 de Vila Verde e outro da EB de Vila Verde (Leitores do Mês) percorreram alguns estabelecimentos comerciais do centro do concelho e disseram poesia, nomeadamente no Posto de Turismo, em padarias, cafés, pastelarias, ourivesarias e sapatarias e, claro, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela. Agradecemos aos proprietários e gerentes das lojas que receberam os nossos alunos pela motivação e incentivo à leitura demonstrados. Agradecemos também à Junta de Freguesia de Vila Verde e Barbudo, na pessoa do seu Presidente, Sr. José Faria, que colaborou no transporte dos alunos e professores. Os alunos revelaram a sua tristeza pelo tempo não ter permitido irem a mais locais: bancos, talhos e à Câmara Municipal!

A semana encerrou na EB de Vila Verde com os "10 Minutos a Ler" em cada uma das turmas.

aevv-semana-da-leitura-1819