GeoPark de Arouca e Castelo de Santa Maria da Feira

No dia 3 de maio, os alunos das turmas A, B, C, D e E do 7.º Ano da EB Monsenhor Elísio Araújo fizeram uma Visita de Estudo ao Geoparque de Arouca – Museu das Trilobites e ao Castelo de Santa Maria da Feira.

ebmea-7ano-arouca-1819

No tocante ao Museu das Trilobites, os alunos visualizaram Bivalves, gastrópodes, cefalópodes, icnofósseis, entre outros. Mas o maior destaque vai para as trilobites, pois aqui encontramos os maiores exemplares do mundo, da sua espécie. Os vários fósseis expostos contam-nos a longa história da Terra. Este museu tem desempenhado um papel fundamental no estudo, preservação e divulgação deste património, recolhido nas ardósias aflorantes de Arouca formadas num antigo mar austral há cerca de 465 milhões de anos (Período Ordovícico).

No que diz respeito à segunda atividade, Visita de Estudo ao Castelo de Santa Maria da Feira, esta decorreu num ambiente bastante interessante, uma vez que a empresa Décadas de Sonho, de Santa Maria da Feira, preparou um programa de animação com a realização de jogos medievais, luta e tiro ao arco, e que explorou os diferentes espaços do castelo, nomeadamente a Praça de Armas

Estas atividades foram muito interessantes, elucidativas e esclarecedoras, segundo os alunos envolvidos.

ebmea-7ano-arouca-1819