Estando os temas ambientais em grande destaque na atualidade, devido à sua pertinência face aos atropelos de que tem sido vítima o nosso Planeta, cabe à escola desempenhar com eficiência o seu papel na formação de cidadãos interventivos e capazes não só de refletir, mas sobretudo de agir na defesa do ambiente.

Outubro verde

Foi dentro desta perspetiva que o centro Escolar da EBMEA resolveu levar a cabo uma iniciativa denominada “Turma Verde” em que em cada mês uma turma se responsabiliza por realizar atividades relacionadas com meio ambiente e com o ensino experimental das ciências.

Coube à turma 31, do 4.º ano, dar o “pontapé de saída” a esta iniciativa.

Iniciou a atividade com uma canção motivadora” Proteger a natureza” e com a distribuição de dois cartazes que serviram de base à realização de vários trabalhos escritos e de natureza plástica.

No dia Mundial da Alimentação, para além das atividades específicas do dia, a turma elaborou marcadores de livros que no verso tinham uma dica ambiental da autoria dos vários alunos e cantou a canção “Alimentação”. Também foram realizadas três experiências, utilizando vários alimentos do quotidiano dos alunos.

Outubro verde

Também se dinamizou a “A árvore dos compromissos”, atividade sugerida pela docente Mª João Fernandes no âmbito do Projeto “Eco-Escolas”. Cada turma elaborou por aluno, uma folha de árvore, em que cada um deles registou o seu compromisso em adotar um determinado comportamento em defesa do ambiente.

Outubro verde

Relativamente ás ciências experimentais os alunos tiveram oportunidade de agir sobre os materiais, formular e testar hipóteses e chegar às suas próprias conclusões. A promoção da literacia científica em alunos do 1.º Ciclo operacionaliza-se através do ensino experimental das ciências. A sociedade atual precisa de cidadãos que investiguem, questionem, utilizem os meios tecnológicos disponíveis, ou seja, que construam o seu próprio conhecimento e adquiram a capacidade de resposta às novas situações com que se vão deparando, nomeadamente as questões relacionadas coma defesa e preservação do meio ambiente.

Outubro verde

Todas as experiências foram partilhadas com os outros alunos do Centro Escolar, procurando que as mesmas se ajustassem ao desenvolvimento e interesse dos diferentes grupos/turma:

Outubro verde

- Grupo da Educação Pré-Escolar e turma 26 do 1.º ano – “Bolo na caneca”; “Como atua o fermento” e “Vamos tirar a casca ao ovo”

Outubro verde

- Turma 27 e turma 28 do 2.º ano – “Ovos psicadélicos” e “Plasticina caseira”

- Turma 30 do 3.º ano – “Erupção Vulcânica”

- Turma 30 do 4.º ano – “Construção de minidigestores”

Foi um mês trabalhoso que exigiu muito dos alunos, mas que lhes proporcionou atividades enriquecedoras e que principalmente lhes estimulou o bichinho das ciências.

Outubro verde

Só agindo, podemos mudar o mundo!

COMPROMETE-TE

ATUA

TRANSFORMA

JUNTOS VAMOS MUDAR O MUNDO!!!!!!