Os alunos do 9.º ano do AE de Vila Verde, na manhã do dia 2 de dezembro, tiveram a oportunidade de testemunhar o trabalho voluntário desenvolvido por Bernardino Silva em países do Médio Oriente, África e América Latina.

aevv-palestra-contrastes-desenvolvimento-bernarddino-silva-1920

Os alunos do 9.º A, na EB de Vila Verde, e duas alunas da EB Monsenhor Elísio Araújo deram início a cada uma das sessões com um momento musical: Earth Song e Hino da Alegria, respetivamente.

Bernardino Silva, presidente da Comissão Justiça e Paz de Braga, representante de Portugal na Comissão Europeia (COMECE) para os Dias Sociais Europeus e participante em vários congressos nacionais e internacionais, como a Cimeira Pan-Amazónica, em setembro último, é professor de E.M.R.C. na Escola Secundária de Amares.

Esta atividade, promovida pelos grupos de Geografia e de Educação Moral e Religiosa Católica, em articulação com o Clube Europeu e com a Biblioteca Escolar, teve como principal tema "Os contrastes de desenvolvimento". O Dino, como carinhosamente é conhecido, proferiu uma palestra humanamente rica e centrada em dimensões dos Direitos Humanos como a habitação, a saúde e a educação. As fotografias visionadas foram feitas por ele em países como Paquistão, Afeganistão, Iraque, Líbano, Somália, Ruanda, Sudão, República Centro Africana, Congo, Chade, Haiti, Brasil, Perú, Bolívia, Colômbia, Vietname, Tailândia, Laos, entre outros. Falou igualmente da "Missão Amar(es)", um projeto voluntário que tem com os alunos do ensino secundário com trabalho em Moçambique.

Ficamos com a certeza que todos podem realizar trabalho voluntário, a começar na escola e na nossa rua.

aevv-palestra-contrastes-desenvolvimento-bernarddino-silva-1920