aevv-dia-pessoa-deficiencia-1920

No dia 3 de novembro do corrente ano comemorou-se, nas Escolas Básicas de Esqueiros e de Soutelo deste Agrupamento, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

De acordo com o tema, os alunos puderam assistir à exibição do filme “Cuerdas”. Este, por um lado, serviu para os alertar para a diferença, elucidando-os sobre a forma como a escola pode e deve integrar nas diferentes atividades as crianças com incapacidades. Por outro lado, ficou bem vincado o quanto é fundamental para uma verdadeira inclusão a expressão de amizade, solidariedade, generosidade e aceitação por parte de todos.

Por forma a experienciar as dificuldades sentidas por quem é portador de deficiência, alguns alunos movimentaram-se, no espaço escola, numa cadeira de rodas. Outros, vivenciaram, através de uma tarefa simulada, uma situação de rejeição por parte do grupo de pares. No final, tiveram a oportunidade de expressar este sentimento em suporte de papel.

aevv-dia-pessoa-deficiencia-1920