Sessão com o Sr. Deputado Dr. Rui Silva

No dia 20 de janeiro de 2020, no âmbito do projeto Parlamento dos Jovens, dinamizado pelo Clube Europeu e pela coordenação da Educação para a Cidadania, o Deputado da Assembleia da República Rui Silva, do Partido Social Democrata, esteve presente na Escola Básica  de Vila Verde, tendo conduzido um debate com a participação de cerca de 60 alunos,  do quinto ao nono ano, pertencentes a seis listas inscritas neste projeto e cujo tema em debate no presente ano letivo é «Violência doméstica e no namoro: da sensibilização à ação».

ebvv-parlamento-dos-jovens-rui-silva-1920

Depois de uma breve apresentação, o palestrante convidou os presidentes de cada uma das listas concorrentes  para que se juntassem à mesa e participassem na condução do debate, sendo eles: o Miguel Pereira e a Nuna Barroso do 8.º A; a Matilde Rodrigues, do 8.º B; o Hugo Rodrigues do 8.º C; a Andreia Rebelo do 8.º E e o Gonçalo Sousa do 9.º A.

De seguida, foram debatidas diversas medidas para acabar com a violência doméstica e no namoro, com destaque para o papel das redes sociais quer no combate a este fenómeno, quer também na sua possível potenciação. A importância das forças de segurança também foi debatida, assim como as respostas dadas ao problema pelas instituições judiciais e parajudiciais. Alguns participantes também levantaram a questão das vítimas de violência doméstica, quando se trata de alguém do sexo masculino.

No final, os presentes foram incitados a participar ativamente na vida cívica e política do país, quer ao nível local e regional, quer a nível nacional, sendo também parabenizados pelo Sr. Deputado pela forma interessada, ordeira e cívica com que participaram nesta sessão.

O nosso agradecimento ao Ex.mo Senhor Deputado Rui Silva.