Prevenção e Segurança Rodoviária / Suporte Básico de Vida

No dia vinte e um de janeiro, nas Escolas Básicas de Vila Verde e Monsenhor Elísio de Araújo, decorreram Ações de Sensibilização destinadas aos alunos do nono ano de escolaridade sobre a temática "Prevenção e Segurança Rodoviária" e “Suporte Básico de Vida”, proferidas por um agente do Núcleo da Escola Segura da Guarda Nacional Republicana (GNR), do destacamento de Braga e por operacionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Bombeiros e Enfermeiros da equipa local de saúde escolar (ELSE) do Centro de Saúde de Vila Verde, respetivamente. Estas atividades foram dinamizadas pelos Grupos Disciplinares de Físico-Química e Ciências Naturais em articulação com o PES.
aevv-acao-sensibilizacao-prevencao-rodoviaria-suporte-basico-de-vida-1920

Seguidamente, realizou-se uma sessão de Mass Training em Suporte Básico de Vida, tendo os participantes sido distribuídos em pequenos grupos pelos diferentes formadores de modo a treinarem, em manequins, várias manobras utilizadas no SBV. Foi também treinada posição lateral de segurança (PLS).

A atividade correu muito bem, graças à participação e colaboração de todos, tratando-se de uma experiência bastante enriquecedora que despertou nos alunos o sentido cívico, bem como o dever de solidariedade que poderá ser posto em prática numa situação de risco de vida.

Fica uma mensagem especial de reconhecimento para os membros da comunidade educativa que colaboraram e tornaram possível a realização destas atividades, não esquecendo também o esforço acrescido dos nossos parceiros externos que as dinamizaram.

A par, e como forma de assinalar a importância da temática da Prevenção e Segurança Rodoviária, os alunos do nono ano de escolaridade da Escola Básica de Vila Verde apresentaram os seus trabalhos de enriquecimento curricular da disciplina de Físico-Química numa exposição que decorreu na receção da EBVV.

aevv-acao-sensibilizacao-prevencao-rodoviaria-suporte-basico-de-vida-1920