ebvv-sessao-escolar-parlamento-dos-jovens-1920

A sessão escolar do Parlamento dos Jovens decorreu no dia 27 de janeiro, na Biblioteca da Escola Básica de Vila Verde, tendo sido a Mesa desta Sessão composta pelos seguintes elementos:  Presidente: Ex.ma Sr.a Deputada Nuna Francisca Oliveira Barroso, do 8.º A, Vice-Presidente: Ex.mo Sr. Deputado Hugo Cerqueira Pires, do 8.º C, Secretária: Ex.ma Sr.a Deputada Andreia Alves Rebelo, do 8.º E.

ebvv-sessao-escolar-parlamento-dos-jovens-1920

A sessão teve início com a tomada de posse da Mesa e dos trinta e um deputados eleitos, na sequência das eleições que ocorreram no dia 22 de janeiro. De seguida, tomaram a palavra os presidentes das listas/ partidos representados, apresentando três medidas sobre o tema do projeto para este ano letivo: «Violência doméstica e no namoro: da sensibilização à ação». O debate entre os diversos deputados decorreu com grande civismo, sendo bastante participado e interessante e dele resultaram as seguintes propostas:

1. Aumentar o número de gabinetes de apoio às vitimas, dotando-os de valências multidisciplinares
  2. Promover o combate à violência no namoro de forma mais consistente e abrangente
  3. Melhorar as respostas judiciais e parajudiciais em matéria de violência doméstica.

A partir destas ideias, foi elaborado o Projeto de Recomendação que a nossa escola vai apresentar na Sessão Distrital nos próximos dias 16 e 17 de março em Braga. Os deputados eleitos para esta representação foram: a Nuna Francisca Oliveira Barroso, do 8.º A, o Hugo Cerqueira Pires, do 8.º C (deputados efetivos) e a Andreia Alves Rebelo, do 8.º E (deputada suplente). O Miguel de Jesus Pereira, do 8.º A, foi eleito candidato a Presidente da Mesa da Sessão Distrital.

Os nossos agradecimentos a todos os alunos que participaram neste projeto.

Os responsáveis pelo Projeto: Ana Pereira, Goreti Silva e João Ferreira.

O dia das eleições!