ebmea-bom-jesus-cinema-1920

No dia vinte e um de janeiro, as turmas do sexto ano da Escola EB Monsenhor Elísio Araújo, com os professores de História e Geografia de Portugal, Educação Moral e Religiosa Católica e Educação Musical, efetuaram uma visita de estudo ao Santuário do Bom Jesus do Monte e a uma sessão de cinema do filme “Armados em Espiões”, em Braga.

ebmea-bom-jesus-cinema-1920

A professora de E.M.R.C., Paula Simões, realçou que a visualização deste filme reforçou a importância dos valores da amizade, cooperação, tolerância e ajuda, tantas vezes referidos em conteúdos das suas aulas. Neste sentido, consolidaram-se competências ao nível da gestão de atitudes, comportamentos e afetos.

Na visita ao Bom Jesus, tivemos a digníssima presença do Dr. Eduardo Pires de Oliveira (um dos responsáveis pela candidatura do Bom Jesus à classificação de Património Cultural Mundial da UNESCO) e do Coordenador EB Monsenhor Elísio Araújo, Dr. Henrique Matos, que falaram aos alunos das várias fases de construção da Basílica e seus construtores, bem como dos seus escadórios e das características barrocas de ambos. A professora Laura Gomes falou aos alunos sobre o órgão barroco e a importância da música na liturgia.

Foi muito importante e do agrado dos alunos conhecerem e verem ao vivo os aspetos barrocos presentes na igreja, de que falaram nas aulas de História e Geografia de Portugal e de Educação Musical.