Na última semana de janeiro, a abelha Cuscas voou pelas escolas básicas de Turiz, Vila Verde e n.º 2 de Vila Verde, numa atividade promovida pela equipa da biblioteca escolar. Nas manhãs esteve com os alunos do 1.º ciclo e do pré-escolar e durante a tarde motivou os alunos do 2.º ciclo, sobretudo os do projeto Eco-Escolas, a manifestarem-se para que se plante flores apícolas.

aevv-cuscas-paulo-santos-1920

Paulo Santos, apicultor e escritor, sensibilizou os alunos para a importância das abelhas na vida do ser humano, para a forma como cada um de nós as pode ajudar e para a ameaça que é a vespa asiática.

As palestras foram dinâmicas, com muita música, filmes e a participação entusiástica dos alunos.

As aventuras de Cuscas deram origem a três livros: "Cuscas no Castelo de Guimarães", "Cuscas na Torre de Belém" e "Cuscas no Mosteiro dos Jerónimos".

Todos os alunos tiveram ainda a oportunidade de comer uma tosta com delicioso mel.

A Leonor da EB de Vila Verde ofereceu o seu desenho ao escritor Paulo Santos.

aevv-cuscas-paulo-santos-1920