conselhos-baleia-azul-1617-dgesteSendo uma grande preocupação por parte do Ministério da Educação, as informações que a comunicação social tem veiculado sobre o jogo online “Baleia Azul”, transcrevem-se alguns conselhos avançados pela PSP e comunicados pelo Delegado Regional de Educação da Região Norte e que os pais dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde devem conhecer.

- Aconselha-se os pais a manterem-se informados relativamente ao jogo e a alertar as crianças e jovens para as suas implicações;

- Deve existir uma maior supervisão e monitorização das atividades dos filhos na Internet e das redes sociais;

- Importa ainda que os pais alertem as crianças sobre os riscos de adicionar desconhecidos e recomendem que apenas a família, amigos e pessoas da escola façam parte da lista de amizades nas redes sociais;

- A PSP recomenda ainda o bom uso dos meios digitais e informa que não há necessidade de proibir o acesso aos mesmos;

- Ressalva-se que o mais importante é incentivar o diálogo e o debate no seio familiar sobre os assuntos relacionados com a segurança, perigos e privacidade na internet de forma a promover um maior conhecimento por parte das crianças e jovens;

- Sempre que os pais suspeitem que as crianças ou jovens estejam a ser alvo de violência psicológica ou intimidação devem dirigir-se à Esquadra da PSP mais próxima e efetuar uma denúncia relatando todos os factos.

Categoria: Informação institucional

Ligação GIAE EB MEA