ebmea-erasmus-1718

Desde o dia 19 de março e até ao dia 23, a EB Monsenhor Elísio Araújo, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, está a receber a delegação dos países estrangeiros que compõe o grupo de trabalho de intercâmbio escolar do projeto Erasmus+ KA2 - Active Citizenship, nomeadamente Dinamarca, Finlândia e Roménia. É a segunda etapa do desenvolvimento deste projeto, depois da mobilidade a Tampere, na Finlândia, com um grupo de 20 alunos e 7 professores.

A temática central do projeto é a reflexão e o desenvolvimento de práticas em torno de uma cidadania responsável e estilos de vida saudáveis. Depois de trabalhar temáticas como a alimentação saudável – tema central na deslocação à Finlândia, neste intercâmbio em Portugal estão a ser trabalhados os temas do Cyberbullying e dos desportos nacionais de cada país.

Para além dos trabalhos em contexto escolar, que decorrerão em três dos cinco dias do intercâmbio, nos outros dois serão dinamizadas atividades de cariz mais cultural com a realização de visitas às cidades de Braga, Guimarães e do Porto.

Como sempre, procuramos envolver a comunidade local e regional nestas atividades. Neste sentido, foi muito valiosa a colaboração da autarquia vilaverdense, aliás, como sempre, mas também do Vilaverdense FC, na pessoa do seu treinador, Dr. António Barbosa, que dirigiu uma palestra sobre Futebol.

Os alunos estrangeiros serão acolhidos pelas famílias dos alunos que mais diretamente estão envolvidos nas mobilidades que, assim, terão oportunidade de estreitar laços pessoais e conhecer, in loco, a cultura e o modo de vida dos portugueses.

O desenvolvimento de competências da língua inglesa, em virtude da sua utilização em contexto real, que é uma das prioridades deste projeto, sairá obviamente reforçado, bem como o sentimento de pertença a uma cultura Europeia que, embora diversificada, tem muitos aspetos em comum.

Categoria: Projetos Europeus