Projeto Erasmus+

No âmbito do Projeto Erasmus+ “Robocode Workshop of Young Inventors is Designing the Future”, a Escola Básica de Vila Verde recebeu, no dia 17 de fevereiro, um grupo de 30 alunos e professores da Turquia, Polónia, Grécia e Espanha.

ebvv-erasmus-fevereiro-1920

A Sessão de boas Vindas decorreu durante a manhã, tendo sido proporcionado o conhecimento mútuo de cada uma das delegações, mediante a apresentação dos respetivos elementos e de breves vídeos de divulgação de aspetos caraterísticos das regiões de proveniência, nomeadamente elementos geográficos, socioeconómicos e histórico-culturais. Alunos e docentes tiveram ainda oportunidade de conhecer as instalações da Escola Básica de Vila Verde e de confraternizar com os seus pares locais.

A tarde deste mesmo dia foi preenchida com a primeira sessão de trabalho, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, que contemplou o início da concretização de projetos desenvolvidos em equipas multiculturais, tendo em vista a conceção de casas inteligentes, recorrendo à plataforma Arduino, na perspetiva da melhoria das condições de vida das famílias.

ebvv-erasmus-fevereiro-1920

Estas equipas estão também empenhadas em demonstrar que desenvolver projetos com esta ferramenta é uma tarefa relativamente acessível, sobretudo quando, como sucede neste caso, se valoriza a realização do trabalho colaborativo. É também de sublinhar que, além da partilha de conhecimentos e do desenvolvimento de competências linguísticas, esta atividade está igualmente a revelar-se potenciadora de uma sempre profícua interação entre docentes e discentes com distintas matrizes culturais.

Este projeto irá decorrer ao longo de toda a semana com a realização de atividades multifacetadas, nomeadamente visitas a diferentes pontos de interesse da região.

Categoria: Projetos Europeus