Comenius - Visita à Escócia

Visita à Escocia

Buckhaven é uma localidade situada na região Sudeste da Escócia, no concelho de Fife.

Visita à Escocia

A escola, Buckhaven High School, tem cerca de 1200 alunos que frequentam os anos correspondentes aos nossos 3º ciclo e ensino secundário. E já um edifício muito antigo, com as últimas remodelações a datar dos anos 70, razão pela qual, ao lado do atual edifício está a nascer a nova escola, que terá a sua designação escolhida pelos alunos.

Visita à Escocia

Neste momento,  a mobilidade à Escócia esta já a terminar. Amanhã, Sexta-feira, é o ultimo dia de atividades. Tem sido uma experiência fantástica para todos, mas sobretudo para a Beatriz e o Tiago que foram recebidos pelas famílias muito acolhedoramente.

Visita à Escocia

Das atividades realizadas na escola destacam-se, entre outras, um workshop de danças tradicionais  escocesas e a apresentação, por parte de cada país, dos desportos nacionais mais populares.

Visita à Escocia

A cerimónia de boas vindas contou com a presença do Lord Provost de Fife, Sr. Jim Leishman, uma personalidade de relevo do concelho, escolhida para representar a região.

Visita à Escocia

Na tarde do primeiro dia, a visita ao património local de Dunfermline, local onde os professores estão hospedados, situada a cerca de 40 quilómetros  da escola, incidiu sobre a sua abadia beneditina e as ruínas do palácio real, bem como o edifício da câmara municipal. Dunfermline é uma terra com grandes tradições, conhecida como terra de sete reis, rainhas, santos e heróis, dos quais se destacam Malcom Canmore, primeiro rei da Escócia e a sua esposa Santa Margarida; mas também William Wallace e o rei Robert Bruce, heróis da luta pela independência da Escócia, aquele popularizado no célebre filme de Mel Gibson, Braveheart.
Edimburgo foi o destino no segundo dia de estadia em terras escocesas. O seu castelo, o parlamento e o centro histórico ocuparam todo o dia. O castelo de Edimburgo domina toda a cidade. Residência de reis, entre eles a rainha Maria da Escócia, as jóias da coroa, os aposentos reais e o monumento de homenagem aos mortos escoceses nas grandes guerras são os principais pontos de interesse,

Visita à Escocia

No parlamento da Escócia fomos recebidos por um deputado trabalhista, pelo que foi possível conhecer melhor a realidade política escocesa e conversar um pouco sobre o referendo que dominou a atenção escocesa e britânica nos últimos meses sobre a possível independência da Escócia do Reino Unido.

Visita à Escocia

Do centro histórico da cidade destaca-se, entre a monumentalidade dos edifícios, o Scott Monument, de homenagem ao escritor Walter Scott que preencheu o imaginário de gerações com livros como Ivanhoe.

O terceiro dia centrou-se na exploração do edifício escolar, com as inevitáveis comparações com a nossa escola, onde se destaca o silêncio, alguns equipamentos e algumas disciplinas como "economia  doméstica" e as suas aulas práticas em cozinhas e lavandarias.

Visita à Escocia

No período da tarde deslocamo-nos a St. Andrews, considerado um dos destinos de golfe mais procurados do mundo, mas também conhecido pela sua universidade, fundada em 1413, uma das mais antigas da Escócia e  ultimamente célebre por nelas terem estudado o príncipe William e Kate Middleton. O tempo na Escócia mostrou a sua marca uma vez que a chuva não deixou de acompanhar quase toda a visita a esta linda cidade costeira, onde na sua praia foi filmado a cena inicial de Chariots of Fire.

Oportunamente daremos mais novidades.

Categoria: A Matter of Choices - 2014-2015