Partilhe esta notícia!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to Twitter

Projeto Comenius. Mobilidade a Dendermonde, Bélgica.

Visita à Dendermonde, Bélgica

A mobilidade à Bélgica, mais especificamente a Dendermonde, na região da Flandres, e à escola de ensino técnico e vocacional de nível secundário Vrij Handels - en Technisch Instituut - VHTI, está a meio do seu percurso.

Dendermonde fica localizada na zona Este da Flandres, próxima de Bruxelas, Antuérpia e Gent. O município de Dendermonde tem cerca de 44.000 habitantes. A língua oficial é o Dutch ou o Flemish, um dialeto local muito similar à língua oficial.

A escola que nos recebe dedica-se sobretudo ao ensino técnico e vocacional, nas áreas do comércio, ciências, tecnologias, ciências sociais e assistência social. É uma escola privada, com financiamento público, de cariz católico, com a particularidade de integrar um projeto de fusão de escolas privadas católicas da região que englobará 3.000 alunos de um universo dos 6.000 alunos da região. A escola espalha-se por vários edifícios localizados em diferentes espaços da cidade.

A Beatriz Gama, a Catarina Lopes, a Bruna Oliveira e os professores Graça Pereira, Armando Abreu, Henrique Matos e a Enfermeira Isabel Costa compõem a delegação portuguesa.

Visita à Dendermonde, Bélgica

Desta vez a viagem foi mais rápida que as anteriores e, pela primeira vez, não houve necessidade de fazer escalas. Saídos do Porto às 8:40 horas do passado dia 26 chegamos a Bruxelas, num voo da Ryanair, por volta das 12:00 horas. Depois de uma hora de carro chegamos a Dendermonde onde nos esperavam as famílias de acolhimento e os professores locais. À nossa espera estava também a chuva que, felizmente, nos dias seguintes não nos incomodou. No entanto, as perspetivas para os próximos dias não são as melhores. Algum frio tem também feito sentir a sua presença.

A manhã do primeiro dia de trabalho foi dedicado às apresentações. Os alunos tiveram umas sessões de jogos de "quebra gelo". Os professores tiveram uma visita guiada às instalações escolares.

Visita à Dendermonde, Bélgica

Seguiram-se as apresentações do Star Project, atividades de solidariedade desenvolvidas nas nossas escolas. A apresentação do nosso trabalho esteve a cargo das alunas.

Visita à Dendermonde, Bélgica

Depois do almoço, que decorreu nas instalações da escola, tivemos um Biking Paper. Houve oportunidade, assim, de descobrir Dendermonde e os seus monumentos, o rio, os parques e a sua zona envolvente, de bicicleta. Foi um percurso de 20 Kms muito interessante. A planície belga fez compreender o porquê da bicicleta ser muito utilizada por todos.

Visita à Dendermonde, Bélgica

O dia seguinte foi dedicado a Mechelen, uma das mais interessantes cidades artísticas e culturais da Flandres, sobretudo do período Renascentista, com muitos edifícios e locais considerados Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, como a Catedral de St. Rumbold, a Groot Beginhof (uma praça) e o Grand Market.

Visita à Dendermonde, Bélgica

Visita à Dendermonde, Bélgica

No período da tarde visitamos o Sportimonium Hofstade, um interessante espaço dedicado aos desporto, que incluía um parque com uma praia artificial, um museu, dando a conhecer a história desportiva da Bélgica - uma fotografia de Preud' Homme quando jogava no Benfica chamou a atenção de alguns -, em particular as modalidades olímpicas, bem como diversos espaços desportivos, entre eles vários dedicados aos jogos tradicionais belgas. Os alunos tiveram também oportunidade de experimentar esgrima.

Visita à Dendermonde, Bélgica

Visita à Dendermonde, Bélgica

Visita à Dendermonde, Bélgica

No momento em que se escreve estamos já a desenvolver a atividade do terceiro dia dedicado à culinária. Um cheirinho a leite creme queimado paira no ar, misturado com o dos Papanasi da Roménia e os Kalburabasti da Turquia....

Prometemos continuar a dar notícias.

Categoria: A Matter of Choices - 2014-2015

logo-provas-1718

Ligação E-Mail Agrupamento

giae-online-2017-logo

Rede Interna

giae-online-2017-logo

Rede Externa

Calendário AEVV

Comunicar avarias informáticas - EB MEA

Ligação Moodle EB VV

Ligação P.A.A. do Agrupamento

logo-biblioteca-escolar

SeguraNet

Facebook

Twitter

Contactos

EB Monsenhor Elísio Araújo

Morada:
EC Vila Verde - Apartado 105
4731-909 Vila Verde

Telefone: 253 310 370
Fax: 253 310 379

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

EB Vila Verde - Escola Sede

Morada:
Agrupamento de Escolas de Vila Verde
Av. Dr. António Ribeiro Guimarães, nº 1360
4730 – 715 Vila Verde

Telefone: 253 310 080
Fax: 253 310 089

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Código do agrupamento:
151774

Quem está online?

Temos 54 visitantes e 0 membros em linha