Partilhe esta notícia!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to Twitter

Projeto Comenius. Mobilidade a Dendermonde, Bélgica.

Visita à Dendermonde, Bélgica

A mobilidade à Bélgica, mais especificamente a Dendermonde, na região da Flandres, e à escola de ensino técnico e vocacional de nível secundário Vrij Handels - en Technisch Instituut - VHTI, está a meio do seu percurso.

Dendermonde fica localizada na zona Este da Flandres, próxima de Bruxelas, Antuérpia e Gent. O município de Dendermonde tem cerca de 44.000 habitantes. A língua oficial é o Dutch ou o Flemish, um dialeto local muito similar à língua oficial.

A escola que nos recebe dedica-se sobretudo ao ensino técnico e vocacional, nas áreas do comércio, ciências, tecnologias, ciências sociais e assistência social. É uma escola privada, com financiamento público, de cariz católico, com a particularidade de integrar um projeto de fusão de escolas privadas católicas da região que englobará 3.000 alunos de um universo dos 6.000 alunos da região. A escola espalha-se por vários edifícios localizados em diferentes espaços da cidade.

A Beatriz Gama, a Catarina Lopes, a Bruna Oliveira e os professores Graça Pereira, Armando Abreu, Henrique Matos e a Enfermeira Isabel Costa compõem a delegação portuguesa.

Visita à Dendermonde, Bélgica

Desta vez a viagem foi mais rápida que as anteriores e, pela primeira vez, não houve necessidade de fazer escalas. Saídos do Porto às 8:40 horas do passado dia 26 chegamos a Bruxelas, num voo da Ryanair, por volta das 12:00 horas. Depois de uma hora de carro chegamos a Dendermonde onde nos esperavam as famílias de acolhimento e os professores locais. À nossa espera estava também a chuva que, felizmente, nos dias seguintes não nos incomodou. No entanto, as perspetivas para os próximos dias não são as melhores. Algum frio tem também feito sentir a sua presença.

A manhã do primeiro dia de trabalho foi dedicado às apresentações. Os alunos tiveram umas sessões de jogos de "quebra gelo". Os professores tiveram uma visita guiada às instalações escolares.

Visita à Dendermonde, Bélgica

Seguiram-se as apresentações do Star Project, atividades de solidariedade desenvolvidas nas nossas escolas. A apresentação do nosso trabalho esteve a cargo das alunas.

Visita à Dendermonde, Bélgica

Depois do almoço, que decorreu nas instalações da escola, tivemos um Biking Paper. Houve oportunidade, assim, de descobrir Dendermonde e os seus monumentos, o rio, os parques e a sua zona envolvente, de bicicleta. Foi um percurso de 20 Kms muito interessante. A planície belga fez compreender o porquê da bicicleta ser muito utilizada por todos.

Visita à Dendermonde, Bélgica

O dia seguinte foi dedicado a Mechelen, uma das mais interessantes cidades artísticas e culturais da Flandres, sobretudo do período Renascentista, com muitos edifícios e locais considerados Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, como a Catedral de St. Rumbold, a Groot Beginhof (uma praça) e o Grand Market.

Visita à Dendermonde, Bélgica

Visita à Dendermonde, Bélgica

No período da tarde visitamos o Sportimonium Hofstade, um interessante espaço dedicado aos desporto, que incluía um parque com uma praia artificial, um museu, dando a conhecer a história desportiva da Bélgica - uma fotografia de Preud' Homme quando jogava no Benfica chamou a atenção de alguns -, em particular as modalidades olímpicas, bem como diversos espaços desportivos, entre eles vários dedicados aos jogos tradicionais belgas. Os alunos tiveram também oportunidade de experimentar esgrima.

Visita à Dendermonde, Bélgica

Visita à Dendermonde, Bélgica

Visita à Dendermonde, Bélgica

No momento em que se escreve estamos já a desenvolver a atividade do terceiro dia dedicado à culinária. Um cheirinho a leite creme queimado paira no ar, misturado com o dos Papanasi da Roménia e os Kalburabasti da Turquia....

Prometemos continuar a dar notícias.

Categoria: A Matter of Choices - 2014-2015

Ligação E-Mail Agrupamento

Ligação GIAE EB MEA

Ligação GIAE EB VV

Ligação Moodle EB MEA

Ligação Moodle EB VV

Ligação P.A.A. do Agrupamento

SeguraNet

BE CRE

Facebook

Twitter

Contactos

EB Monsenhor Elísio Araújo

Morada:
EC Vila Verde - Apartado 105
4731-909 Vila Verde

Telefone: 253 310 370
Fax: 253 310 379

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

EB Vila Verde - Escola Sede

Morada:
Agrupamento de Escolas de Vila Verde
Av. Dr. António Ribeiro Guimarães, nº 1360
4730 – 715 Vila Verde

Telefone: 253 310 080
Fax: 253 310 089

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Código do agrupamento:
151774

Quem está online?

Temos 41 visitantes e 0 membros em linha