Projeto Comenius. Mobilidade a Dendermonde, Bélgica.

Visita à Dendermonde, Bélgica

A mobilidade à Bélgica, mais especificamente a Dendermonde, na região da Flandres, e à escola de ensino técnico e vocacional de nível secundário Vrij Handels - en Technisch Instituut - VHTI, está a meio do seu percurso.

Dendermonde fica localizada na zona Este da Flandres, próxima de Bruxelas, Antuérpia e Gent. O município de Dendermonde tem cerca de 44.000 habitantes. A língua oficial é o Dutch ou o Flemish, um dialeto local muito similar à língua oficial.

A escola que nos recebe dedica-se sobretudo ao ensino técnico e vocacional, nas áreas do comércio, ciências, tecnologias, ciências sociais e assistência social. É uma escola privada, com financiamento público, de cariz católico, com a particularidade de integrar um projeto de fusão de escolas privadas católicas da região que englobará 3.000 alunos de um universo dos 6.000 alunos da região. A escola espalha-se por vários edifícios localizados em diferentes espaços da cidade.

A Beatriz Gama, a Catarina Lopes, a Bruna Oliveira e os professores Graça Pereira, Armando Abreu, Henrique Matos e a Enfermeira Isabel Costa compõem a delegação portuguesa.

Visita à Dendermonde, Bélgica

Desta vez a viagem foi mais rápida que as anteriores e, pela primeira vez, não houve necessidade de fazer escalas. Saídos do Porto às 8:40 horas do passado dia 26 chegamos a Bruxelas, num voo da Ryanair, por volta das 12:00 horas. Depois de uma hora de carro chegamos a Dendermonde onde nos esperavam as famílias de acolhimento e os professores locais. À nossa espera estava também a chuva que, felizmente, nos dias seguintes não nos incomodou. No entanto, as perspetivas para os próximos dias não são as melhores. Algum frio tem também feito sentir a sua presença.

A manhã do primeiro dia de trabalho foi dedicado às apresentações. Os alunos tiveram umas sessões de jogos de "quebra gelo". Os professores tiveram uma visita guiada às instalações escolares.

Visita à Dendermonde, Bélgica

Seguiram-se as apresentações do Star Project, atividades de solidariedade desenvolvidas nas nossas escolas. A apresentação do nosso trabalho esteve a cargo das alunas.

Visita à Dendermonde, Bélgica

Depois do almoço, que decorreu nas instalações da escola, tivemos um Biking Paper. Houve oportunidade, assim, de descobrir Dendermonde e os seus monumentos, o rio, os parques e a sua zona envolvente, de bicicleta. Foi um percurso de 20 Kms muito interessante. A planície belga fez compreender o porquê da bicicleta ser muito utilizada por todos.

Visita à Dendermonde, Bélgica

O dia seguinte foi dedicado a Mechelen, uma das mais interessantes cidades artísticas e culturais da Flandres, sobretudo do período Renascentista, com muitos edifícios e locais considerados Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, como a Catedral de St. Rumbold, a Groot Beginhof (uma praça) e o Grand Market.

Visita à Dendermonde, Bélgica

No período da tarde visitamos o Sportimonium Hofstade, um interessante espaço dedicado aos desporto, que incluía um parque com uma praia artificial, um museu, dando a conhecer a história desportiva da Bélgica - uma fotografia de Preud' Homme quando jogava no Benfica chamou a atenção de alguns -, em particular as modalidades olímpicas, bem como diversos espaços desportivos, entre eles vários dedicados aos jogos tradicionais belgas. Os alunos tiveram também oportunidade de experimentar esgrima.

Visita à Dendermonde, Bélgica

No momento em que se escreve estamos já a desenvolver a atividade do terceiro dia dedicado à culinária. Um cheirinho a leite creme queimado paira no ar, misturado com o dos Papanasi da Roménia e os Kalburabasti da Turquia....

Prometemos continuar a dar notícias.

Categoria: A Matter of Choices - 2014-2015