Partilhe esta notícia!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to Twitter

PROJETO COMENIUS.
VISITA A PORTUGAL

Visita a Portugal

Na semana de 20 a 24 de outubro, no âmbito do Projeto Europeu Comenius designado “A Matter of Choices”, coube ao nosso país e à escola Monsenhor Elísio Araújo acolher 8 delegações europeias, a saber Áustria, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Polónia, Letónia e Turquia para a consecução das atividades constantes no projeto e para algumas atividades culturais e de lazer.

 

Visita a Portugal

Para além das atividades relacionadas com as temáticas da prevenção de Bullying, Hábitos de Vida Saudáveis ou Prevenção das Drogas, que, na escola, envolveu alunos e professores durante as manhãs desta semana, os períodos da tarde foram aproveitados para algumas visitas de estudo a locais e a museus e monumentos de relevo da região, promovendo o património cultural regional e nacional, bem como o conhecimento de outras pessoas e realidades culturais e sociais, mas possibilitando também um convívio saudável e mais estreito entre os membros da comitiva.

Visita a Portugal

Foram visitados, ao longo destes dias, os seguintes espaços culturais e turísticos: em Vila Verde, o Museu Terras de Regalados, igreja paróquia de Pico de Regalados, Aliança Artesanal; em Guimarães, o seu Centro Histórico, o Museu Alberto Sampaio e o castelo de Guimarães; em Braga, o Bom Jesus do Monte, a capela de Stª Maria Madalena na Falperra, a Sé de Braga, a Câmara Municipal de Braga, o Largo do Paço e o centro da cidade de Braga, tendo-se contado com a orientação do Doutor Eduardo Pires de Oliveira; em Vila Nova de Gaia, as caves de vinho do Porto da Real Companhia Velha; na cidade do Porto, o cais da Ribeira e a praia junto ao Castelo do Queijo; em Viana do Castelo, o santuário de Santa Luzia e o Museu do Traje, bem a praia Norte; em Ponte de Lima, o seu centro histórico.

Visita a Portugal

Especial apoio e agradecimento é aqui deixado às famílias que acolheram os alunos que nos visitaram, num total de 21. Este projeto não seria possível com um empenhado envolvimento das famílias e dos nossos alunos que acompanharam os estudantes dos países visitantes. Este acolhimento foi muito além do que seria pedido, tendo sido tecidos alargados elogios por parte dos alunos estrangeiros e de seus professores ao carinho, atenção e preocupação sempre demonstrado pelas famílias para que se sentissem, de facto, em casa. O nosso muito obrigado.

Visita a Portugal

Agradecimento também aos alunos da nossa escola que deram apoio e acompanharam durante a semana todas as atividades, a sua simpatia, hospitalidade e educação demonstrada, pois, como lhes explicamos, foram eles a imagem (e positiva!) da nossa escola e dos alunos do nosso país.

Visita a Portugal

Este projeto, já no seu 2º ano de desenvolvimento, é fundamental para que os alunos conheçam que o mundo vai muito além da sua realidade geográfica, compreendam as semelhanças e as diferenças e com elas possam aprender e alargar os seus horizontes.

Visita a Portugal

É uma excelente forma de contribuir para a consolidação do projeto europeu, respeitando a diversidade mas construindo a unidade. A título meramente exemplificativo, diga-se que às diversidades nacionais se acrescentam diversidades religiosas, patentes na presença de católicos, protestantes, ortodoxos e muçulmanos nesta comitiva e que tal não impediu que se realizasse um profícuo trabalho comum.

Visita a Portugal

A aprendizagem realizada pelos alunos envolvidos no projeto é visível e palpável ao fim de apenas alguns dias; dias intensos e em que amizades perduram muito além do tempo das mobilidades e até do projeto.

Visita a Portugal

Obrigada às famílias, aos alunos, aos assistentes e professores, direção do Agrupamento, direcção do Museu de Terras de Regalados, ao pároco de Pico de Regalados, ao Centro de Saúde de Vila Verde, na pessoa da Enfermeira Isabel Costa, à Câmara Municipal de Vila Verde, sem os quais esta semana e este projeto não seria tão positivo e tão rico. Agradecemos o apoio e solidariedade de todos, que em muito ultrapassou as nossas expetativas. A hospitalidade é, de facto, algo que nos caracteriza e que nos devemos continuar a orgulhar e a manter como marca cultural do nosso povo.

Visita a Portugal

Visita a Portugal

Visita a Portugal

Visita a Portugal

Visita a Portugal

Visita a Portugal

Visita a Portugal

Visita a Portugal

Visita a Portugal

Visita a Portugal

Visita a Portugal

Visita a Portugal

Visita a Portugal

Categoria: A Matter of Choices - 2014-2015

Ligação E-Mail Agrupamento

Ligação GIAE EB MEA

Ligação GIAE EB VV

Ligação Moodle EB MEA

Ligação Moodle EB VV

Ligação P.A.A. do Agrupamento

SeguraNet

BE CRE

Facebook

Twitter

Contactos

EB Monsenhor Elísio Araújo

Morada:
EC Vila Verde - Apartado 105
4731-909 Vila Verde

Telefone: 253 310 370
Fax: 253 310 379

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

EB Vila Verde - Escola Sede

Morada:
Agrupamento de Escolas de Vila Verde
Av. Dr. António Ribeiro Guimarães, nº 1360
4730 – 715 Vila Verde

Telefone: 253 310 080
Fax: 253 310 089

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Código do agrupamento:
151774

Quem está online?

Temos 40 visitantes e 0 membros em linha