PROJETO COMENIUS.
VISITA A PORTUGAL

Visita a Portugal

Na semana de 20 a 24 de outubro, no âmbito do Projeto Europeu Comenius designado “A Matter of Choices”, coube ao nosso país e à escola Monsenhor Elísio Araújo acolher 8 delegações europeias, a saber Áustria, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Polónia, Letónia e Turquia para a consecução das atividades constantes no projeto e para algumas atividades culturais e de lazer.

Visita a Portugal

Para além das atividades relacionadas com as temáticas da prevenção de Bullying, Hábitos de Vida Saudáveis ou Prevenção das Drogas, que, na escola, envolveu alunos e professores durante as manhãs desta semana, os períodos da tarde foram aproveitados para algumas visitas de estudo a locais e a museus e monumentos de relevo da região, promovendo o património cultural regional e nacional, bem como o conhecimento de outras pessoas e realidades culturais e sociais, mas possibilitando também um convívio saudável e mais estreito entre os membros da comitiva.

Visita a Portugal

Foram visitados, ao longo destes dias, os seguintes espaços culturais e turísticos: em Vila Verde, o Museu Terras de Regalados, igreja paróquia de Pico de Regalados, Aliança Artesanal; em Guimarães, o seu Centro Histórico, o Museu Alberto Sampaio e o castelo de Guimarães; em Braga, o Bom Jesus do Monte, a capela de Stª Maria Madalena na Falperra, a Sé de Braga, a Câmara Municipal de Braga, o Largo do Paço e o centro da cidade de Braga, tendo-se contado com a orientação do Doutor Eduardo Pires de Oliveira; em Vila Nova de Gaia, as caves de vinho do Porto da Real Companhia Velha; na cidade do Porto, o cais da Ribeira e a praia junto ao Castelo do Queijo; em Viana do Castelo, o santuário de Santa Luzia e o Museu do Traje, bem a praia Norte; em Ponte de Lima, o seu centro histórico.

Visita a Portugal

Especial apoio e agradecimento é aqui deixado às famílias que acolheram os alunos que nos visitaram, num total de 21. Este projeto não seria possível com um empenhado envolvimento das famílias e dos nossos alunos que acompanharam os estudantes dos países visitantes. Este acolhimento foi muito além do que seria pedido, tendo sido tecidos alargados elogios por parte dos alunos estrangeiros e de seus professores ao carinho, atenção e preocupação sempre demonstrado pelas famílias para que se sentissem, de facto, em casa. O nosso muito obrigado.

Visita a Portugal

Agradecimento também aos alunos da nossa escola que deram apoio e acompanharam durante a semana todas as atividades, a sua simpatia, hospitalidade e educação demonstrada, pois, como lhes explicamos, foram eles a imagem (e positiva!) da nossa escola e dos alunos do nosso país.

Visita a Portugal

Este projeto, já no seu 2º ano de desenvolvimento, é fundamental para que os alunos conheçam que o mundo vai muito além da sua realidade geográfica, compreendam as semelhanças e as diferenças e com elas possam aprender e alargar os seus horizontes.

Visita a Portugal

É uma excelente forma de contribuir para a consolidação do projeto europeu, respeitando a diversidade mas construindo a unidade. A título meramente exemplificativo, diga-se que às diversidades nacionais se acrescentam diversidades religiosas, patentes na presença de católicos, protestantes, ortodoxos e muçulmanos nesta comitiva e que tal não impediu que se realizasse um profícuo trabalho comum.

Visita a Portugal

A aprendizagem realizada pelos alunos envolvidos no projeto é visível e palpável ao fim de apenas alguns dias; dias intensos e em que amizades perduram muito além do tempo das mobilidades e até do projeto.

Visita a Portugal

Obrigada às famílias, aos alunos, aos assistentes e professores, direção do Agrupamento, direcção do Museu de Terras de Regalados, ao pároco de Pico de Regalados, ao Centro de Saúde de Vila Verde, na pessoa da Enfermeira Isabel Costa, à Câmara Municipal de Vila Verde, sem os quais esta semana e este projeto não seria tão positivo e tão rico. Agradecemos o apoio e solidariedade de todos, que em muito ultrapassou as nossas expetativas. A hospitalidade é, de facto, algo que nos caracteriza e que nos devemos continuar a orgulhar e a manter como marca cultural do nosso povo.

Categoria: A Matter of Choices - 2014-2015

Ligação GIAE EB MEA